Grub não inicia e vai direto pro Windows

Portuguese Forum

Grub não inicia e vai direto pro Windows

Postby zoroastro on Fri Sep 06, 2013 11:21 am

Gente, muito prazer estar entre vocês

Acabei de instalar o Linux Mint, pela primeira vez, e foi o Mate. Simplesmente não iniciou o grub, foi direto pro Windows. Deve ser pq fiquei com dúvida se instalava o grub no "/dev/sda" ou no "dev/sda2" e eu, claro, um iniciante-intermediário de 6 anos de GNU/linux não soube para onde colocar e botei no sda2.

Acho que não deveria ter essas perguntinhas desnecessárias na instalação. É claro que o melhor possível é não precisar de baixar disco do grub para configurá-lo.

Como faço? Pesquisei por tudo sobre quanto poderia, e até agora não encontrei. Merda, porque fui tirar do sda? Medo de perturbar o Windows? Desculpa a ignorância.

Cheguei a verificar no manual de vocês, mas parece que não é a mesma versão que tentei isntalar.
http://www.linuxmint.com/documentation/ ... il_7.0.pdf

Saudações comunidade
zoroastro
Level 1
Level 1

Linux Mint is funded by ads and donations.

Re: Grub não inicia e vai direto pro Windows

Postby tassoevan on Fri Sep 06, 2013 2:41 pm

Estranho, pois geralmente o Windows aloca uma partição de recuperação em sda1 e seus próprios arquivos em sda2. Quais versões de Windows e Linux Mint você tentou instalar?
tassoevan
Level 1
Level 1

Re: Grub não inicia e vai direto pro Windows

Postby zoroastro on Sun Sep 08, 2013 9:32 am

Olá a todos!

Arrumei com isso:
Bootei de novo o CD do Linux Mint
Fiz no terminal:
$ sudo fdisk -l
$ sudo mount -t ext4 /dev/sda2 /mnt/
$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Saudações, todos! Instalado mais um Linux Mint, agora na Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico da UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei. ;)
zoroastro
Level 1
Level 1

Return to Português (Portuguese)