ubuntu otimizado

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
kuruka

ubuntu otimizado

Post by kuruka »

:idea:

caros amigos do forum linuxmint,
leiam esse interessante blog sobre o ubuntu customizado em dvd em http://nq6.blogspot.com/ . poderíamos criar um linuxmint otimizado em dvd também ?
abraços.

:mrgreen:
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
Rob Brill

Re: ubuntu otimizado

Post by Rob Brill »

Olá Kuruka,

Esta idéia (agora vai ser ideia) dos caras fazerem este trabalho com o Ubuntu Linux
facilita àqueles que têm conexão discada. Creio que seja vendido, DVD na caixa.
Também disponibilizam uma .iso para download (DVD) e colegas que possuem banda larga
podem oferecer a outros colegas que não a possuem.

Falou
Hugs
tonyl_jp

Re: ubuntu otimizado

Post by tonyl_jp »

Eu criei um Mint Customizado

Gostaria de algumas dicas de programas para instalar nessa customização, fora algumas dicas de performace tbm, o que eu já coloquei:
Usar menos swap editei o /etc/syslog.conf e inseri vm.swappiness=10
Usar boot paralelo: /etc/init.d/rc troquei o CONCURRENCY=shell
Instalei o preload.
OpenOffice 3.0.1, troquei o Trasmission pelo Deluge, Picasa, amsn, amule, fillezilla, inkscape, AWN, devede, gnome-mplayer, UbuntuTweak, at, fuseiso.
O Firefox está com os seguintes complementos Sage, AdBlock, Foxmarks.
Kernel 2.6.27.11, todos os updates + alguns repositorios adicionados.
Tema, icones, fontes e disposicoes da barra trocados, tudo funciona bem depois de instalado.
GFXBoot trocado tive que criar com o comando cpio o arquivo.
Usplash trocado, usei um script que roda no nautilus onde vc escolhe a imagem e ele já cria o arquivo já com varias resoluções.
Adicionei algumas entradas no nautilus action (gedit como root, conversao para jpg, (des)montagem de ISO, conversao para ISO)
Arrumei o menu "consola=terminal" e " rato=mouse"
Usei o Remastersys para criar a imagem, alguns esquemas que não consegui fazer direto pelo gconf, copiei do meu para o /etc/skel.
Minha imagem ficou em 2Gigas. Instalei para um amigo que nunca usou linux.
Outra coisa o que vcs acham que deveria ser tirado, ou mudado ou mesmo algum codec faltando ou sei lá...qualquer opnião tá valendo.
Rob Brill

Re: ubuntu otimizado

Post by Rob Brill »

Olá,


Fred, teu Blog é muito bom. Excelente trabalho. Eu já estava até pensando em mandar
o meu primo comprar um DVD do Mint ou Ubuntu Linux, mas parece-me que você agora
está fornecendo o produto personalizado para download grátis. O Linux Mint é baseado
no Ubuntu Linux e usa também seus repositórios e é claro que você sabe disso.

E como tem apostilas e outras documentações para download além das informações
que você disponibiliza no Blog. Diversidade. Quanto ao seu DVD do Mint personalizado
2gb eu vi a lista de modificações e acréscimos que você fez. A princípio parece-me
muito bom. Depois com calma vou ler bem devagar e tentar dizer alguma coisa.

Parabéns pelo Blog mais uma vez. - Vou inscrever-me nele.
Fortemente recomendado.

Aqui o fórum de Língua Portuguesa do Mint fica um pouco escondido e não é muito
frequentado. Mais diversos usuários de outras distros leem os posts também.

Abraços
Roberto
tonyl_jp

Re: ubuntu otimizado

Post by tonyl_jp »

Olá, poderia me passar o endereço do blog pois estou interessado em saber quais foram as modificações feitas por ele, para poder comparar com as minhas.
Pretendo colocar a minha versão para dowload tbm , mas antes preciso fazer mais alguns testes, pois troquei o kernel e modifiquei o boot tbm.
Rob Brill

Re: ubuntu otimizado

Post by Rob Brill »

Olá,

Será que eu eu estou confundindo as coisas. O Kuruka postou um link de um blog
acima e eu estou me referindo a ele. Só que lá, é só sobre o Ubuntu Linux.

Esse blog é seu? Eu acreditava que fosse.

http://nq6.blogspot.com/

Se não for, poste o seu Blog ou Site aqui.

Abraços
Roberto
tonyl_jp

Re: ubuntu otimizado

Post by tonyl_jp »

Olá, não este blog não é meu a customização eu fiz do Mint não do Ubuntu, sou novo neste negocio de blog estou começando a criar um agora.
Vou colocar o que já fiz na customizacao:
Finalmente consegui terminar minha versão do LinuxMint customizado, tive varios problemas com o ubiquity+gfxboot+reconstructor, mas consegui contorna-los.
Segue a lista da customização:

Boot splash do CD e do sistema instalado modificado.
Usplash (tela depois do grub) idem.
Pelo liveCD o sistema já está em português.
Temas, icones, gdm, disposicões das barras do painel trocados.
Boot em paralelo editando o /etc/init.d/rc, preload instalado, editei o /etc/sysctl.conf para usar menos swap.
Kernel 2.6.27-11
Firefox já com os complementos ADBLock, Sage, Foxmarks.
Muito mais codecs do que o normal do Mint.
OpenOffice 3.0.1, Cheese, Inkscape, RawStudio, Picasa, GnuCash, AcrobatReader, Amsn, Amule, Deluge, Skype, Filezilla, Devede, easyTag, DvdRip, AcidRip, Grip, Gxine, Gnome-Mplayer, Ubuntu-Tweak, Fusion-icon, gISOmount, USBCreator, AWN.
Desinstalei o Trasmission e o gnome-do e a versão mais nova que pode ser usado como dock.
O Nautilus com alguns scripts a mais, (des)monta ISO, abre o Gedit como root etc.
Centro de controle aparece no menu, arrumei as traduções rato=mouse, consola=terminal.

Agora fica meu pedido de sugestões sobre os programas instalados(tirar ou colocar), temas em geral, e como sou muito ruim em art as telas do Splash e Usplash.
Outra coisa ele já está pronto e pretendo laçar ele para dowload, se alguem souber de um bom lugar para "upar" por favor me avise.
Assim que possível colocarei alguns screenshots.

Meu pobre blog:
http://linuxtonyl.blogspot.com/

Vou criar um outro topico pois este está como Ubuntu.
http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=72&t=22894
Locked

Return to “Português - Portuguese”