Mint 6 Felicia Customizado

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
tonyl_jp

Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Finalmente consegui terminar minha versão do LinuxMint customizado, tive varios problemas com o ubiquity+gfxboot+reconstructor, mas consegui contorna-los.
Segue a lista da customização:

Boot splash do CD e do sistema instalado modificado.
Usplash (tela depois do grub) idem.
Pelo liveCD o sistema já está em português.
Temas, icones, gdm, disposicões das barras do painel trocados.
Boot em paralelo editando o /etc/init.d/rc, preload instalado, editei o /etc/sysctl.conf para usar menos swap.
Kernel 2.6.27-11
Firefox já com os complementos ADBLock, Sage, Foxmarks.
Muito mais codecs do que o normal do Mint.
OpenOffice 3.0.1, Cheese, Inkscape, RawStudio, Picasa, GnuCash, AcrobatReader, Amsn, Amule, Deluge, Skype, Filezilla, Devede, easyTag, DvdRip, AcidRip, Grip, Gxine, Gnome-Mplayer, Ubuntu-Tweak, Fusion-icon, gISOmount, USBCreator, AWN.
Desinstalei o Trasmission e o gnome-do e a versão mais nova que pode ser usado como dock.
O Nautilus com alguns scripts a mais, (des)monta ISO, abre o Gedit como root etc.
Centro de controle aparece no menu, arrumei as traduções rato=mouse, consola=terminal.
O live cd já entra com o idioma em português. (acertei os locales)

Agora fica meu pedido de sugestões sobre os programas instalados(tirar ou colocar), temas em geral, e como sou muito ruim em art as telas do Splash e Usplash.
Outra coisa ele já está pronto e pretendo laçar ele para dowload, se alguem souber de um bom lugar para "upar" por favor me avise.
Assim que possível colocarei alguns screenshots.

Meu pobre blog:
http://linuxtonyl.blogspot.com/
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Ola, fico contente por vcs se interessarem pela customização, coloquei um torrent , mas como nunca tinha feito, não tenho certeza se vai funcionar postei no mininova:

http://www.mininova.org/tor/2370476

Obrigado por oferecer o site, mas antes gostaria que vcs testassem a distro primeiro e caso hover algum erro me avisar.
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Ola pessoal acho que agora eu finalmente eu consegui, o endereço certo é este aqui:

http://www.mininova.org/tor/2374725

Eu havia retirado o suporte ao inglês do mint, mas se vcs estiverem conectados quando fizerem a instalação ele vai baixar o suporte ao inglês de novo. Creio eu que seje algo do ubiquity na qual ainda não descobri onde tirar, se alguem souber por favor me avise.
Veja bem apenas o suporte ao inglês é reinstalado, mas o sistema continua em português.

Wilton Kikkawa
Rob Brill

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by Rob Brill »

Olá,

Eu também estou a fazer o download desta ISO. Eu vou testá-la e depois comento alguma coisa sobre
teu trabalho :wink: - Só espero que o torrent se complete (ISO). :lol:

Abraços
Roberto :o
Rob Brill

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by Rob Brill »

OLá Winton.

Linux Mint 6 Felicia Gnome Customizado (personalizado)
Em Português

Então baixei o torrent, fiz o DVD
Não vi o MD5 lá.

http://www.mininova.org/tor/2374725
foi nesse endereço

Primeiro os elogios:

Esplendoroso, Maravilhoso! It's worderful o teu trabalho.
Um visual sensacional e ainda mais num monitor LCD wide screen
Você manteve O Linux Mint 6 Felicia com todos seus recursos.
Só não vi o mintMenu (esse você alterou) e no mais só posso
dizer que o Live DVD está em Português mesmo e que tudo que
vi até agora faz este Live DVD impressionante. :roll:
Na instalação não marquei login automático porque queria ver o GDM
Quem quiser login automático vá depois em iniciar > admin > Janela de início de
sessão e marque para login automático.

Particularidades:

No computador core duo intel que eu instalei, em modo normal carregou o Live DVD, mas
o Gparted não reconheceu meu HD. disco rígido. No outro computador reconheceu.
Tecla espaço e fui para o modo de compatibilidade e aí sim tudo bem. Instalado.

Não tinha bem seu post e quando fiz a instalação estava conectado à internet e então,
ele ficou um bom tempo fazendo download de pacotes de linguagens. Esqueci de desligar o modem.
Ele (instalador deve ter feito o download de todos os pacotes em Inglês) também.
Em Português não era preciso, certo?

até 84% copia os arquivos do DVD > de 84 a 87% faz download de pacotes de linguagens
porque eu estava conectado. Depois volta para 83% ??? e continua até finalizar.

Tanto o Live DVD e instalado no HD ele carrega na primeira vez o Gnome Do e firefox
foxmarks - este se não quiser configurar marque para não mostrar mais e dê ok.
para o Gnome Do se quiser retirar > Menu iniciar > preferências > sessões
Desmarque o Gnome Do, que ele não inicia mais.

Firefox 3.07 - OppenOffice 3 - Kernel 2.26.27.11 Skype aMule e uma cacetada de
programas para todos os fins. Codecs+Flash+Java Plugin e Java instalados. Completo.

Você fez a lista de tudo e está lá acima no seu post.

Para o mitUpload é só clicar com o botão direito no mouse (rato) no arquivo (ficheiro)
MintUpdate funciona, mintInstall funciona e todas a ferramentas do Mint.

Só tinha um item de update para fazer. Coisa mínima. :) :o

Ainda não vi o sources.list. Repositórios quero dizer. Depois eu os vejo.

Tudo que eu mexi até agora funciona. Não vi nenhum bug. Rapaz você é bom mesmo.

Por fim, só uma pergunta:

Com este Live DVD customizado (personalizado) é possivel instalar o sistema em
Inglês? Com a internet ativa e como faz? Escolhe na instalação Inglês?

Lógico que você fez o Live DVD para o Português, mas se tiver suporte ao Inglês
melhor ainda.

Parabéns - Já tinha o Mint 32 > x64 (Gnome) e agora este DVD personalizado instalados.

Se puder responda a minha pergunta se há suporte à Lingua Inglesa, responda por favor.
Isso ajuda bastante para acelerar downloads por torrents. Outros podem se interessar.
A ISO não foi colocada em servidor FTP ou HTTP .

PS: Sou fã do KDE porém o KDE 4 está quase no ponto, mas ainda precisa melhorar mais.
Quem sabe na versão 4.2.1 ou 4.2.2 a coisa se assente de vez.

Quem sabe para a versão do Linux Mint 7 Gloria teremos também um Live DVD personalizado
em Português feito por você com um pouco de antecedência que este.


No mais,
Abraços
Roberto :wink:
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Olá Roberto.
Primeiramente obrigado por testar, fico contente que tenha gostado.
Ia perguntar para vc se a tela do grub está pequena pois acho que coloquei a imagem em 640x480, errei era para ter carregado a de 800x600, em uma outra ISO vou arrumar.
Quanto a suas perguntas a respeito da instalação ele não ter reconhecido o HD, da próxima vez que for instalar verifique se o memso não está montado, caso esteje, desmonte e tente instalar de novo, deve reconhecer.
O suporte ao inglês é só marcar na instalação mesmo, o mint original poderia vir como o Ubuntu, na qual vc escolhe o idioma no inicio...fazer o que né.
Quanto ao KDE4, eu acredito que para ficar realmente bom só na versão 4.3, normalmente quando se muda muito na versão demora um pouco para se acertar tudo, mas isso não é a primeira vez que acontece, pois na versão 3 foi igual.
Quanto ao mintmenu ele continua, mas vc teria que recoloca-lo na barra, nas minhas primeiras customizações tinha colocado dois menus, um mais simples abaixo e o normal do gnome em cima.
Fiz isso pensando nos usuários que vem do windows e está acostumado a clicar abaixo, mas quanto instalei para um amigo que nunca tinha usado o Linux ele achou o menu de cima mais fácil e disse nunca ter usado o outro menu, por isso retirei o mesmo.
Customizações do Ubuntu tem bastante na net, mas do Mint quase não vi, por isso que resolvi faze-lo, outra coisa é que não havia nenhum rodando o live-cd direto do português.
Caso encontre algum problema me avise, outro assunto seria o tema original, vc acha que deve ser mudado para algo mais simples, ou mesmo deixar o original do mint com o mintmenu, o gdm etc.

Obrigado mesmo.

Wilton.

OBS: estava 3 meses desempregado por isso deu para brincar um pouquinho hahahaha
Rob Brill

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by Rob Brill »

tonyl_jp wrote:Olá Roberto.
Primeiramente obrigado por testar, fico contente que tenha gostado.
Ia perguntar para vc se a tela do grub está pequena pois acho que coloquei a imagem em 640x480, errei era para ter carregado a de 800x600, em uma outra ISO vou arrumar.
Quanto a suas perguntas a respeito da instalação ele não ter reconhecido o HD, da próxima vez que for instalar verifique se o memso não está montado, caso esteje, desmonte e tente instalar de novo, deve reconhecer.
O suporte ao inglês é só marcar na instalação mesmo, o mint original poderia vir como o Ubuntu, na qual vc escolhe o idioma no inicio...fazer o que né.
Quanto ao KDE4, eu acredito que para ficar realmente bom só na versão 4.3, normalmente quando se muda muito na versão demora um pouco para se acertar tudo, mas isso não é a primeira vez que acontece, pois na versão 3 foi igual.
Quanto ao mintmenu ele continua, mas vc teria que recoloca-lo na barra, nas minhas primeiras customizações tinha colocado dois menus, um mais simples abaixo e o normal do gnome em cima.
Fiz isso pensando nos usuários que vem do windows e está acostumado a clicar abaixo, mas quanto instalei para um amigo que nunca tinha usado o Linux ele achou o menu de cima mais fácil e disse nunca ter usado o outro menu, por isso retirei o mesmo.
Customizações do Ubuntu tem bastante na net, mas do Mint quase não vi, por isso que resolvi faze-lo, outra coisa é que não havia nenhum rodando o live-cd direto do português.
Caso encontre algum problema me avise, outro assunto seria o tema original, vc acha que deve ser mudado para algo mais simples, ou mesmo deixar o original do mint com o mintmenu, o gdm etc.

Obrigado mesmo.

Wilton.

OBS: estava 3 meses desempregado por isso deu para brincar um pouquinho hahahaha

Olá Winton,

Sim a tela do menu do grub ficou um pouco pequena, mais é um detalhe que não compromete
em nada. Fazer uma outra ISO não é necessário.

Esqueci de te dizer antes para retirar aquele Tomboy notes . Tem gente que não gosta dele
nem eu. Eu creio, que você não deva mudar nada. Deixe tudo como está porque essa é
uma Edicão Personalizada do Linux Mint 6 Felicia. (teu design é demais rapaz).
O tema do grub-gdm-papel de parede, tudo espetacular para mim.
Pena que num monitor CRT um pouco usado onde instalei em Inglês perca um
pouco do brilho da beleza do papel de parede e da tela do gdm.

Sim é possível recolocar o mintMenu. é só clicar no painel > adicionar > mintMenu
Eu ainda estou com os dois. O teu com ícone da folha de hortelã e o original com
o logo do Mint. Eu não não se na instalação em Português no item acessórios tem
o centro de controle porque fiz em outro computador uma instalação em Inglês.
Antes quero falar do sources.list:
Clamav - OpenOffice - Remastesys -google -Ubuntu Tweak - Gnome Do que foram
adicionados juntos com Edição Principal do Linux Mint
Trocou rato por mouse e o Terminal por Consola que aparece no centro de controle
em definir aplicativos.
Eu ainda estou com os dois menus ( o do gnome clássico e o mintMenu.
O driver da nvidia instalado. Não testei o compiz porque não gosto muito disso.

Você não alterou em nada o sistema original apenas fez uma Edição Personalizada.

Agora a instalação do sitema em Inglês em outro computador: Pentium 4 2.6GHZ
Neste modo a instalação é bem mais rápida (escolhendo Inglês).

Eu não entendi bem o porquê:

Com a net ligada, escolhi na instalação Inglês. O instalador copiou os arquivos
do DVD e fez download dos pacotes de linguagens. Então quando acabou a
instalação o sistema estava em Português. O que eu fiz: reinicie novamente
o computador e na tela do GDM - Idioma escolhi Inglês GB (UK) e foi solicitado
mudar a língua de login ( aceitei) e, também tem a opção de usar somente
para esta sessão ou deixar como padrão. Escolher somente para esta sessão
você pode ter o sistema em duas línguas, ou seja Português e Inglês.
Se escolher padrão vai ficar somente em Inglês. Agora, para não falantes
de Português, nesta parte de login as mensagens estão em Português, mas
são bem intuitivas. Uma forma para a próxima Iso do Mint 7 para o sistema
suportar um idioma escolhido na instalação ( para inglês o instalador está
na língua Inglesa) . Enfim nesta instalação estou com os os dois idiomas.

A Instalação neste modo é muito mais rápida. Não sei o por quê?

O Live DVD carrega em português então a pessoa que não fala Português,
por instuição escolhe instalar o sistema e depois se vira no GDM.

Legal você ter colocado Create a USB startup disk além de outros recursos
também. Meu irmão Rodolfo vai mandar o DVD desta Edição para o colega
do fórum Martelloci. O computador dele está com problema no HD e ele
vai trocar. :) :roll:

Quanto a mim sou usuário do Debian desde a versão 3 Sarge. Tem que configurar
algumas coisas, mas eu gosto dele - agora o Lenny 5.0 - ele não fica muito
exposto a Net porque tenho coisas muito importantes nele. Só atualizo
Meu desktop padrão é o Kde mas uso também o Gnome, mas não muito. :|

Gosto muito do Linux Mint porque a gente já tem tudo na mão além do que o
trabalho que o Clem faz é muito bom. Tem estabilidade, é confiável, e eu
gosto como o Linux Mint lida com o Gnome e mais suas ferramentas e outras
coisas (mintUpdate) e como se diz etc. e tal. Uso o Mint Gnome e Kde Ce
O meu irmão o Mint XFCE CE - Não é por causa dos codecs-flash-java só
que eu uso Mint. O sistema é bom mesmo.

Abraços
Roberto :wink: :roll:
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Olá Roberto.
A tela do gfxgrub eu já arrumei, sei que é coisa minima mas....gosto das coisas certas rss.
Fora isso achei um bug na minha distro faltou eu instalar o fuseiso, sem ele não tem como montar arquivos ISO diretamente pelo nautilus (script montar ISO), e editei o script pois ele criava um diretorio Desktop (maiusculo) sendo que eu passei tudo para minusculo, outra coisa já mudei o source.list e troquei o gnome-do, agora é a versão final.
Muitas pessoas estavam se queixando do problema com a placa de video da intel 945G então troquei por uma versão de test mas que pelo menos funciona sem problemas.
Quem tem essa placa onboard quando arrasta as janelas elas deixavam rastro, isso já está arrumado nesta versão, agora a parte de aceleração 3d continua sofrida.
Adicionei tbm no source.list e foi trocado o xorg-intel e libdrm-intel.
Faltou tbm atualizar o nvidia-180-modaliases para carregar o driver mais novo da nvidia.
Esqueci de editar os arquivos de configuração do swap e do boot paralelo, e o preload haaaaaaaa agora que eu vi, não acredito....
Bom de qualquer forma terei que arrumar isso, desculpe quem já tenha abaixado a ISO, pois é Roberto fora estes e o kernel+programas+codecs o resto realmente é o mint mesmo, não queria mudar muito a distro pois concordo com vc, o mint é um excelente trabalho se ficar mudado muito deixa de ser o Mint.
Eu acho que o Mint+Gnome foram feitos para computadores razoavelmente bons, por isso que editei (pensei ter feito) o /etc/sysctl.conf, mas para quem precisar de mais swap terá que modifica-lo(depois que eu arrumar).
Quanto aos temas e gdm na verdade não são de minha autoria, eram temas nas quais modifiquei, o icones tbm troquei. Para vc ter uma ideia o tema e o TechniX com a barra do Overglossed, os icones são Black & White Gloss só que troquei alguns deles.
Quanto ao inglês eu posso criar um mint só em inglês, é até mais fácil, mas esperava preencher está lacuna de não ter uma versão em português, com isso mais usuários da nossa lingua poderão usa-lo.
O problema da sua instalação esta nos locales pois como queria deixar em português direto pelo live-cd editei o /etc/environment , é só apagar ou comentar as linhas :
LANG= "pt_BR"
LANGUAGE= "pt_BR"
Quanto ao tom Boy eu mesmo não uso e se realmente as pessoas não gostam vou retira-lo, mas vc acha que deveria colocar algo no lugar ?
Mais uma vez desculpe pelas minhas falhas e espero arrumar logo isso, eu fiz tudo sozinho e como aqui no Japão não conheço muitas pessoas que usam Linux fica dificil de testar.
Então vc usa o Debian tbm, legal, eu cheguei a baixar o Lenny para dar uma olhada, realmente hj em dia está muito mais fácil instalar o Debian, quando comecei era meio complicado, muitos pacotes.
Comecei com um Slackware 3.4, foi muito engraçado pois caí no terminal e ficava digitando "DIR" uhauha, isso foi em 1997. O mais legal foi ter conseguido "levatar" o X (gráfico) rodando fvwn, tinha uma placa ati mach 64 de 4mb.
Hoje em dia uso mais o Gnome, mas antes usava o KDE, mas no começo mesmo usava mais o WindowMaker, Gnome e KDE, Enlighment tinham muitos bugs na época.
Bom vou começar a mexer outra vez na distro.

Abraços
Wilton.
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Olá pessoal.
Primeiramente me desculpe pelos erros e trastornos, como havia dito resolvi refazer outra ISO.
Já está pronta e na net, peço para todos que baixaram a versão anterior baixar está versão, acho que agora está tudo em ordem.
Mesmo na instalação, agora não irá baixar os arquivos pois recoloquei o suporte ao inglês.

Torrent link:
http://thepiratebay.org/torrent/4778213

Direto link:
http://www.adrive.com/public/97db21db6f ... 19fd4.html

Descrição:

Para quem baixou a primeira versão aconselho a baixar está agora.
Varios bugs foram arrumados, segue a lista:

Adicionado Gnome-do Final (source.list tbm)
Adicionado Driver test da xorg-intel, para quem está com problemas no video da Intel.
Arrumado a imagem do gfxgrub que estava pequena, agora aparece no boot com 800x600.
Instalado o Fuseiso e o preload que havia esquecido.
Arquivos do /etc editados para usar menos swap e dar o boot em paralelo.
Adicionado o driver + novo da nvidia, nvidia-180.
Updates até a data de hoje 17/03/2009.
Recolocado o suporte ao inglês, agora a instalação "corre" normalmente sem ter que baixar pacotes extras.

É isso, espero que gostem.
Qualquer duvida ou problema acessem o blog:

http://linuxtonyl.blogspot.com/

Obrigado.
Rob Brill

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by Rob Brill »

tonyl_jp wrote:Olá pessoal.
Primeiramente me desculpe pelos erros e trastornos, como havia dito resolvi refazer outra ISO.
Já está pronta e na net, peço para todos que baixaram a versão anterior baixar está versão, acho que agora está tudo em ordem.
Mesmo na instalação, agora não irá baixar os arquivos pois recoloquei o suporte ao inglês.

Torrent link:
http://thepiratebay.org/torrent/4778213

Direto link:
http://www.adrive.com/public/97db21db6f ... 19fd4.html

Descrição:

Para quem baixou a primeira versão aconselho a baixar está agora.
Varios bugs foram arrumados, segue a lista:

Adicionado Gnome-do Final (source.list tbm)
Adicionado Driver test da xorg-intel, para quem está com problemas no video da Intel.
Arrumado a imagem do gfxgrub que estava pequena, agora aparece no boot com 800x600.
Instalado o Fuseiso e o preload que havia esquecido.
Arquivos do /etc editados para usar menos swap e dar o boot em paralelo.
Adicionado o driver + novo da nvidia, nvidia-180.
Updates até a data de hoje 17/03/2009.
Recolocado o suporte ao inglês, agora a instalação "corre" normalmente sem ter que baixar pacotes extras.

É isso, espero que gostem.
Qualquer duvida ou problema acessem o blog:

http://linuxtonyl.blogspot.com/

Obrigado.

Olá Winton,

Rapaz, eu baixei pelo torrent a Versão 2 do Linux Mint Personalizado e instalei no
lugar da outra. Novamente parabéns.

Os teus acréscimos no sources. list (agora drives intel) são de grande valia.

Hoje fiz 27 updates entre eles nova versão do OpenOffice (creio que seja) 3.0.1
build ....Deluge, thunderbird e outros

Para mim o drive da nvidia 180 só o encontrei no envy pelo Terminal
sudo envyng -t

Para o meu monitor e placas de vídeo só o 177 vai bem. Esse 180 deixou o sistema
em low graphics ( desinstalei e instalei o 177 novamente)

Eu costumo desativar o plugin no Brasero quando vou queimar uma iso porque
ele dá uma mensagem de erro quando verifica (check sum) no final, mas o CD
ou DVD fica correto.

No mais, o firefox no primeiro uso dá uma travadinha (editar preferências) e
depois fica legal. Vou ficar com edição 32 bit personalizada. É muito atual
e com edição do Mint Original x64 Felicia 6

Aquele servidor que que você enviou a iso não dá opção de fazer o download
com gestor (gerenciador) de downloads? Cliquei nele e já pulou para abrir ou
salvar o arquivo.

Por último, OBRIGADO por ajudar no fórum. Este fórum não tem moderador(s)
precisa de voluntários competentes como você é.

Uma sugestão: como você é usuário do Arch Linux e do Linux Mint, você poderia
tocar teu Blog em cima deles (2) e mandá-los como referência para a Distrowatch.
Agora, o fórum do Arch Linux no Brasil é muito bom. Porém é mais UM a dar dicas
para os dois sistemas.

Vou começar a testar a parte de multimidia - ripar e fazer dvds e mais programas
que ocê colocou. o grip etc.

Abraços
Roberto
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Olá Roberto.

Mais uma vez muito obrigado por testar minha "custom".
Quando aos drivers da intel gostaria que se houvesse pessoas que usam esse chip, postassem suas experiências com a mesma, pois não tenho como testa-la.
Não tive problemas com o driver 180 por isso que adicionei ele, o mesmo aparece na lista de drivers proprietários no menu. Uso este driver tanto no meu desktop que tem uma Geforce 7300 Gt, quanto no meu note que é um XPS 1330 com chip 8400M GS.

Plug-in no Braseiro ??? desconhecia este problema.

Firefox ele trava ? Poderia ser mais especifico, como você arrumou ? Este problema também não tive aqui, vou revisar.

Desculpe pelo servidor, nunca havia feito nada igual até agora por isso não tenho muita experiência, a um post logo acima de uma pessoa que poderia colocar em um site, gostaria que mais pessoas testassem e me falassem se realmente está bom.

Quanto a ser moderador, não sei se sou tão capaz assim, uso Linux(hobby) faz muito tempo, mas não me considero um "expert", é muita responsabilidade.
Veja Roberto, eu fiz está customização pensando nos usuários "novatos", pois hoje em dia acredito que o Linux possa ser usado no Desk, pois muita gente usa o computador apenas para navegar, ler emails, etc coisas triviais, o foco do computador pessoal hj em dia mudou.
Para mim não teria muito sentido fazer uma customização do Arch ou Slack, pois estas distros tem um outro foco de usuário, normalmente quem as usa quer fazer suas proprias customizações.

Nossa DistroWatch hehehe quem me dera... meu blog é bem pobrezinho, queria ter mais tempo para poder colocar mais coisas nele. Apesar que no Mint não se precisa fazer muita coisa para que tudo funcione, agora no Arch ...aí sim tem muita coisa.
Ah e concordo com vc, o forum do Arch é muito bom, tem muita gente que entende do assunto lá.

Fico agradecido por testar os programas, muitos deles eu mesmo não testei, são programas nas quais vejo que os usuários estão mais usando. Outra coisa na qual não gosto é deixar dois programas na distro para a mesma finalidade, por isso que queria saber quais as preferências das pessoas.

Sempre quando puder ajudarei o forum.

PS: Roberto acho que vc poderia ser um moderador, pois tem bastante experiência com Debian e no Mint ( e suas variações).


Wilton.
Rob Brill

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by Rob Brill »

tonyl_jp wrote:Olá Roberto.

Mais uma vez muito obrigado por testar minha "custom".
Quando aos drivers da intel gostaria que se houvesse pessoas que usam esse chip, postassem suas experiências com a mesma, pois não tenho como testa-la.
Não tive problemas com o driver 180 por isso que adicionei ele, o mesmo aparece na lista de drivers proprietários no menu. Uso este driver tanto no meu desktop que tem uma Geforce 7300 Gt, quanto no meu note que é um XPS 1330 com chip 8400M GS.

Plug-in no Braseiro ??? desconhecia este problema.

Firefox ele trava ? Poderia ser mais especifico, como você arrumou ? Este problema também não tive aqui, vou revisar.

Desculpe pelo servidor, nunca havia feito nada igual até agora por isso não tenho muita experiência, a um post logo acima de uma pessoa que poderia colocar em um site, gostaria que mais pessoas testassem e me falassem se realmente está bom.

Quanto a ser moderador, não sei se sou tão capaz assim, uso Linux(hobby) faz muito tempo, mas não me considero um "expert", é muita responsabilidade.
Veja Roberto, eu fiz está customização pensando nos usuários "novatos", pois hoje em dia acredito que o Linux possa ser usado no Desk, pois muita gente usa o computador apenas para navegar, ler emails, etc coisas triviais, o foco do computador pessoal hj em dia mudou.
Para mim não teria muito sentido fazer uma customização do Arch ou Slack, pois estas distros tem um outro foco de usuário, normalmente quem as usa quer fazer suas proprias customizações.

Nossa DistroWatch hehehe quem me dera... meu blog é bem pobrezinho, queria ter mais tempo para poder colocar mais coisas nele. Apesar que no Mint não se precisa fazer muita coisa para que tudo funcione, agora no Arch ...aí sim tem muita coisa.
Ah e concordo com vc, o forum do Arch é muito bom, tem muita gente que entende do assunto lá.

Fico agradecido por testar os programas, muitos deles eu mesmo não testei, são programas nas quais vejo que os usuários estão mais usando. Outra coisa na qual não gosto é deixar dois programas na distro para a mesma finalidade, por isso que queria saber quais as preferências das pessoas.

Sempre quando puder ajudarei o forum.

PS: Roberto acho que vc poderia ser um moderador, pois tem bastante experiência com Debian e no Mint ( e suas variações).


Wilton.
Olá, Winton

O firefox não trava nada. Está ótimo. é que no primeiro uso dele depois que carrega
a página do foxmarks configurado ou cancelado (fechei a página) e depois fui editar
preferências para mudar o lugar de downloads (procurar) e ele parecia estar travando
Detalhe bobo. O firefox está ÓTIMO

Quanto ao Brasero v 8,0,4 , estava me referindo editar plugins e desmarcar Image
CheckSum - Permite verificar os dados gravados no disco.
Ele ao final exibe uma mensagem de erro que na verdade não é real. Apenas
desmarquei para não conferir. Isso já foi comprovado que é bug desta versão e
de outras superiores (+ duas).
Fui ao removednet e instalei a versão 0.9.1 (.deb + libbrasero-media0

Ainda não testei esta versão. As anteriores é possível usá-las também.

Por último, para ser moderador de fórum aqui tem que assumir compromisso
com o administrador geral do fórum, Veja o fórum Grego (há dois moderadores)

Aqui o que o fórum Português realmente precisa é que voluntários que passem
por aqui, ajudem em notícias, dicas, respostas às perguntas feitas. Assim um
ajuda o outro e a gente vai levando na boa.

Você tem razão o Linux Mint é muito fácil de usar e Não tem mídia no Brasil.
Se tem é muita pouca. Porém tem usuários e suporte ao Português.
Quando lá tiver pelo menos um site com fórum de suporte aí as coisas
vão melhorar. Eu não posso assumir isso aqui no Brasil porque haja tempo
e eu não o tenho mesmo. Estava acabando de fazer relatórios para empresa
(nada a haver com informática) e sim com meu trabalho no ( laptop do meu pai).


Agora lá no fórum em Inglês, um usuário se prontificou a traduzir o manual
Manual User Guide do Linux Mint para o Português. Isso se for feito vai
ajudar bastante.

Como o Mint é baseado Ubuntu Linux, vários problemas podem ser encontrados
nos blogs do Ubuntu, no fórum do Ubuntu Linux também.

Quanto ao download da iso com o D4X ou outro gestor de download eu não
consegui mesmo. Pequei pelo torrent; O problema é que no site que você
colocou a Iso só salva o arquivo para o disco, mas se a conexão com servidor
cair eu não sei se o firefox tem resumo. Porém é uma boa porque é meio
difícil a conexão com o servidor cair

Agora, sei lá quem sabe, quando sair a versão do Linux Mint 7 Gloria, vai
depender de teu tempo para termos ou não outra versão personalizada
muito boa como essa. sem pressa...com calma, eh, eh, eh

Abraços
Roberto
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Eu sei que muitos usuários vão procurar respostas nos foruns do Ubuntu, mas tbm sei que lá tudo que for relacionado a outros sistemas mesmo sendo derivados do Ubuntu tem que entrar no "café com Ubuntu" .
Não digo que isso é errado, pois se eles não fizerem isso vira bagunça, e realmente quando houver um "forum próprio" só em português as coisas devem melhorar.

Não testei fazer o resume do site onde coloquei a ISO, vou testar usando wget para ver. Vejo que existem pessoas abaixando a ISO, mas pelo jeito apenas você gostou, pois não vejo ninguem comentar.
Gostaria de ouvir outras pessoas, mesmo que seje para falar mal, pelo menos ficaria sabendo onde arrumar.

Quanto ao Gloria é esperar sair para ver quais serão as mudanças que o time do Mint irá fazer, depois se realmente precisar faço outra customização.

Wilton.
kuruka

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by kuruka »

:mrgreen:
o pessoal do ubuntu,
não gosta muito de reconhecer as qualidades excepcionais do linux mint. Eu mesmo já postei recentemente sobre o linux mint 6.0 felicia com kde 4 e somente um usuário me respondeu. A maioria não gosta de saber que o mint com kde 4 é bem superior ao kubuntu.
Abraços.

ps: sem deixar de mencionar que o mint update dá banho no sistema de atualização do ubuntu.
8)
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Eu acho que muitas pessoas ainda desconhecem o Mint, se soubessem que quase tudo que se faz no Ubuntu pode se fazer no Mint muitos iriam trocar.
Hoje em dia existe muita documentação, tutoriais, blogs, etc. tudo voltado para Ubuntu, acho que o usuário acaba indo por esse caminho "mais fácil".
Antigamente era RedHat, e muita gente usava o RPM, depois Conectiva, Mandrake essa era a era do RPM. Debian na época era meio complicado de se instalar, mas os dkpg sempre foram superiores em termo de dependências.
Veja como as coisas mudaram graças ao Ubuntu muita gente hoje em dia usa Debian e derivados.
Para você ver como são as coisas, outro dia estava conversando com uma pessoa e comentei sobre Linux, a primeira coisa que me disse foi..."ah, Linux o tal do Ubuntu", sendo que ela nunca usou o Linux.
Se fomos analisar para muitas pessoas(no forum do Ubuntu):
Linux=Ubuntu
qualquer outra distro = ???? (difícil)

Para outras o Mint não passa de uma customização do Ubuntu, por isso talvez o descaso, mas não vamos nos esquecer que a DistroWatch está aí para mostrar a força que o Mint tem.

Mas dica aí Kuruka como está o Mint final com o KDE 4.2 ? Ainda não testei coloque um post a respeito, se puder.

Wilton Kikkawa
kuruka

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by kuruka »

:mrgreen:
tonyl_jp,
concordo plenamente, mas falando em ubuntu dizem que o ubuntu 9.04 (beta)está um espetáculo e com um boot rapidíssimo. Isto é, muito bom para o linux mint também quando for atualizado com a base do 9.04.
Abraços.
:idea:
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Obrigado por testar, e já deixo meus agradecimentos neste post para todos que baixaram e testaram.
Ainda estou usando minha propria customização mas andei testando o Ubuntu 9.04 e tbm o Mandriva Spring, deixo sempre uma partição no meu note para testar outras distros.

Quanto aos forum eu concordo com você que deva existir regras, mas tbm já vi gente ser "mal tratada" por postar algo de outra distro (Ubuntu), não acho isso muito correto pois sendo Linux todos deveriam ajudar, pelo menos explicando a situação do forum.
Mas essas discussões sempre existiram, mesmo a 10 anos atrás, tipo: Linux X Windows, DistroZ X DistroY, KDE X Gnome (ou qualquer outro), Emacs X Vi, e muitas outras que já vi.
Isto está longe de acabar, o usuários antigos já até cansaram, mas sempre tem algum novo querendo "brigar", o lado positivo é que até movimenta o forum (rs).
Eu gosto de testar várias distros, gosto de ver o trabalho delas e as mudanças que cada uma faz, acho o trabalho do Ubuntu muito bom, só que as pessoas já ficam "viciadas" esperando outra versão, e praticamente o time de desenvolvimento tem que fazer milagre em apenas 6 meses.
Bom muitas distros começaram com remaster de outras, mas eu preferia que o Mint continuasse como está, já teria uma boa base (repo+usuários), e como ele sempre sai depois normalmente vem mais rápido e com menos bugs.

Abraços.

Wilton Kikkawa
tonyl_jp

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by tonyl_jp »

Vejo que muita gente ainda entra neste post, mas acho que os links de dowload direto já não estão funcionando, e os torrents (ultimamente minha maquina não fica ligada direto).

Caso ainda tenha alguem que queira baixar a customização deixarei outro link:

http://dl.getdropbox.com/u/1160808/Linu ... zadoV2.iso

É isso, e esperem (talvez) pelo Gloria Customizado.
Rob Brill

Re: Mint 6 Felicia Customizado

Post by Rob Brill »

Olá,
Muito boa notícia

Como eu já tenho a versão 2 em DVD do Linux Mint 6 Felicia customizada,
vou aguardar pela versão DVD customizada do Linux Mint Gloria. 7

Legal mesmo
Roberto :wink:
Locked

Return to “Português - Portuguese”