layout do teclado nao reconhece acentos (XFCE)

Portuguese Forum

layout do teclado nao reconhece acentos (XFCE)

Postby rafalt on Fri Apr 17, 2009 9:38 pm

Bom, não sei se é porque eu testei o Mint no modo LiveCD, mas não consegui trocar o layout do teclado para reconhecer acentos e cedilha.

Rodei o Mint 6 XFCE em um notebook Sony Vaio com teclado padrão americano. É aquele teclado que possui todas as teclas de acento menos o cedilha, que pode ser produzido apertando a tecla de acento agudo (') antes da tecla C. Mesma coisa com o til e outros acentos.

Troquei o layout para US International mas não funcionou o cedilha, vogais acentuadas e nem o til.

No Windows Vista eu uso este teclado no layout "Estados Unidos Internacional" e funciona perfeitamente, inclusive a produção do Ç. Já o layout "US" fica igual ao do Mint, onde o acento agudo aparece logo que é pressionado, não permitindo a produção do cedilha (e o mesmo ocorre com o til e outros acentos).

Gostaria de configurar o Mint para reconhecer acentos, cedilha e til. Agradeço quem puder ajudar.
:)
rafalt
Level 1
Level 1

Linux Mint is funded by ads and donations.

Re: layout do teclado nao reconhece acentos (XFCE)

Postby Rob Brill on Sat Apr 18, 2009 3:53 am

rafalt wrote:Bom, não sei se é porque eu testei o Mint no modo LiveCD, mas não consegui trocar o layout do teclado para reconhecer acentos e cedilha.

Rodei o Mint 6 XFCE em um notebook Sony Vaio com teclado padrão americano. É aquele teclado que possui todas as teclas de acento menos o cedilha, que pode ser produzido apertando a tecla de acento agudo (') antes da tecla C. Mesma coisa com o til e outros acentos.

Troquei o layout para US International mas não funcionou o cedilha, vogais acentuadas e nem o til.

No Windows Vista eu uso este teclado no layout "Estados Unidos Internacional" e funciona perfeitamente, inclusive a produção do Ç. Já o layout "US" fica igual ao do Mint, onde o acento agudo aparece logo que é pressionado, não permitindo a produção do cedilha (e o mesmo ocorre com o til e outros acentos).

Gostaria de configurar o Mint para reconhecer acentos, cedilha e til. Agradeço quem puder ajudar.

Olá,

Estou neste momento a usar o Mint Fluxbox 6 Felicia no PC
Ele está instalado no disco rígido e na instalação detectou meu teclado abnt2 - Brasil
Como a configuração do teclado do fluxbox 6 é igual ao do Mint XFCE e fui ver.

Menu iniciar > Ferramentas de siitema > configuração do teclado > layout
Desmarque Use X configuration
Não há lista o laptop Sony Vaio então...
Tente alguns dos quatro primeiros da lista PC Genérico
101 ou 104 teclas - os outros dois são genérico intel - pode se tentar também 105/104
Teste
Se conseguir marque novamente use x configuration

Não sei se isso pode te ajudar. De repente, quem sabe?
Agora, pelo Live CD do XFCE não lembro se ele oferece todas as opções da lista
para configurar o teclado.

Roberto
Rob Brill
Level 4
Level 4

Postby leofs on Fri May 22, 2009 6:52 pm

pois é, quando eu tento digtar o ç sai o ć :(
leofs
Level 1
Level 1

Postby re4397 on Thu Jul 23, 2009 5:34 pm

eu descobri como resolve isso... vc coloca o teclado certo do teu notebook tipo o meu por exemplo é US internacional. depois você da LOG-OFF e volta. droga agora ja deu problema denovo e so da pau aqui
re4397
Level 1
Level 1

Postby bolivarbutzke on Thu Oct 27, 2011 10:29 am

Também estou com mesmo problema, teclado EUA, coloquei o alternative mas o cedilha não funciona. Vou seguir pesquisando uma solução...
bolivarbutzke
Level 1
Level 1

Postby Orion@Xorg on Fri Nov 18, 2011 1:20 am

Oi. Esse é um problema que chateia qualquer um. Infelizmente, ainda não fizeram um GUI para facilitar essa configuração e coisas desse tipo afugentam quem não tem tempo e paciência para passar horas pesquisando e configurando coisas simples no Linux.
Mas, a solução está aqui no meu blog:
The solution is here in my blog:

http://orion-x11.blogspot.com/2011/04/c ... clado.html

Orion@Xorg
Level 1
Level 1

Return to Português (Portuguese)