Gnome na velocidade da luz com Openbox no Linux Mint ?

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
kuruka

Gnome na velocidade da luz com Openbox no Linux Mint ?

Post by kuruka »

:idea:

Caros amigos do forum Linux Mint,

Li um artigo interessante (antigo, mas acho ainda está válido) sobre como deixar o gnome na velocidade da luz usando openbox e inclusive podemos baixar vários temas com ele. Leiam mais sobre o gerenciador de janelas openbox dentro do gnome em http://icculus.org/openbox/index.php/Main_Page
Vejam as imagens com temas com o gerenciador de janela openbox em http://images.google.com.br/images?hl=p ... =762249921
Quem usa ou já usou ajude a comunidade com mais dicas sobre esse assunto. Abraços.

“Gnome na velocidade da luz com Openbox


Muitos que hoje usam o Gnome sabem que ele já não é mais tão leve quanto era antes. No meu notebook Celeron com 256mb instalei recentemente o Ubuntu Feisty e resolvi usar o Gnome. Apesar do notebook ser bem rápido, ainda estava achando o Gnome um pouco pesado… No PC aqui de casa, um K6-III com 192Mb uso um Conectiva 10 (o primeiro Linux que instalei e continuo usando desde 2004).

No Conectiva brinquei com vários Desktops. No começo usei o KDE, depois por achá-lo pesado demais para meu K6 instalei o Window Maker que adorei e por curiosidade testei outros como o Enlightenment 16, que fiquei por um bom tempo usando junto com a barra do KDE (Kicker). Finalmente instalei o Fluxbox e já fazem uns 2 anos que só uso ele no PC (fui customizando, configurei para usar o Rox junto etc). Acho que por isso acabei me acostumando com a leveza e agilidade do Fluxbox.

No notebook estou adorando o Gnome e minha única queixa realmente é o fato de estar meio devagar. Resolvi dar umas pesquisadas pela internet e fazer uns testes. O Gnome usa o Metacity como gerenciador de janelas, ou seja, o Metacity é o responsável por desenhar o contorno das janelas. Antigamente era usado o Enlightenment, mas devido ao seu peso foi substituido pelo Sawfish que acabou sendo substituido pelo Metacity que é usado ainda hoje (inclusive há dicas na internet para rodar o Enlightenment com o Gnome).

Originalmente testei o Enlightenment para ver como ficava. Depois resolvi testar vários outros (entre eles o Fluxbox e o WindowMaker), mas o que realmente funcionou muito bem e mostrou uma melhora de performance impressionante foi o Openbox.

A forma de fazer essa troca é extremamente simples é rápida:

Em primeiro lugar, você precisa ter os repositórios Universo. Caso não tenha basta ir em Software Sources (o meu Ubuntu é em inglês mas acredito que no Ubuntu em português o nome é algo como Fontes de Programas) que pode ser encontrado ao clicar no menu Sistema e escolher Administração. Depois é só escolher o repositório Universo e assim que atualizar a lista podemos ir ao próximo passo.

Abra um terminal e digite o seguinte comando para instalar o Openbox e também o obconf que é um programinha para configurar de forma fácil o Openbox:
sudo apt-get install openbox obconf

Agora que o Openbox já está corretamente instalado, basta um comando para coloca-lo no lugar do Metacity:
openbox –replace

Agora basta salvar a sessão que nas próximas sessões o Gnome usará o Openbox como gerenciador de janelas e não o Metacity ;D

Ah sim… Você pode usar o obconf para mudar os temas das janelas, bastando digitar no terminal:
obconf


Quer mais temas? Basta usar um apt-get:
sudo apt-get install openbox-themes

Prontinho! Agora na próxima vez que rodar o obconf ele já vai estar lotado de temas

Referência: Ubuntu Forums
Technorati Tags: Ubuntu, Gnome, Openbox, Metacity, sawfish, fluxbox, flux, box, blackbox, leve, pesado, linux, rapidez, velocidade, temas, themes, obconf, janelas, window, window manager, gerenciador, desktop, desktop manager, apt-get

Powered by ScribeFire.”

Fonte: http://terramel.org/gnome-na-velocidade ... m-openbox/

:?:
:lol:
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
Locked

Return to “Português - Portuguese”