A swap ainda e realmente util?

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
nanogennari

A swap ainda e realmente util?

Post by nanogennari »

Dês de quando eu abandonei o windows 7 e mudei pro linux essa duvida me acompanha.

Eu sei que a swap ate uns anos atrás fazia um papel muito importante para melhorar a performance do sistema, mas ai vem a minha duvida, nos PCs mais modernos com memoria RAM e CPU de sobra pra rodar um linux como o mint a swap ainda faz alguma diferença?

Eu tenho um AMD Phenom X4 com 4Gb de RAM e toda fez que eu abro o terminal e do um um "free" apenas alguns bytes da swap estao sendo utilizados, como por exemplo:

total used free shared buffers cached
Mem: 3799020 3710760 88260 0 500844 1142260
-/+ buffers/cache: 2067656 1731364
Swap: 1048572 184 1048388

(E olha que nesse exemplo não tem quase nada livre de RAM...)
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
User avatar
xenopeek
Level 25
Level 25
Posts: 29505
Joined: Wed Jul 06, 2011 3:58 am

Re: A swap ainda e realmente util?

Post by xenopeek »

O comando "free" também mostra a quantidade de memória "cache" é usado. Você pode contar que a memória como disponível. Ele é usado pelo kernel para melhorar a velocidade de acesso aos arquivos usados ​​recentemente. É imediatamente disponíveis para aplicações se necessário. Assim você tem mais de 1 GB de memória livre :D

Você pode melhorar o desempenho alterando quando "swap" é usado. O guia a seguir mostra como fazer isso. Reduzir os "swappiness" a 10 para uso em desktop.
https://help.ubuntu.com/community/SwapF ... ange%20it?
Image
secipolla

Re: A swap ainda e realmente util?

Post by secipolla »

A partição swap é usada quando se suspende para o disco (hibernar).
Por padrão o kernel atual cria um arquivo de imagem para isso com um tamanho de 2/5 da memória RAM, por isso se você quiser usar o recurso de suspender para o disco aumenta a sua swap de 1GiB pra pelo menos 2GiB.
Locked

Return to “Português - Portuguese”