compartilhamento linux mint 1o com winxp sp3

Portuguese Forum

compartilhamento linux mint 1o com winxp sp3

Postby reginotec on Wed Jul 13, 2011 8:54 pm

possuo duas maquinas uma com o linux mint 10 e outra com o windows xp sp3 gostaria de compartilhar pelo menos uma pasta entre as duas maquinas pra que possa transferir musicas do xp para o linux e vice versa quero tb que as duas maquinas tenham acesso a internet possuo net virtua e vou usar um roteador planet xrt-401d paar tal tarefa sera que alguem pode me ajudar como faço isso? sei que tenho que baixar o samba mas não tenho ideia de como crio o compartilhamento
quem puder me ajudar fico grato :?:
reginotec
Level 1
Level 1

Linux Mint is funded by ads and donations.

Re: compartilhamento linux mint 1o com winxp sp3

Postby cassio on Fri Aug 26, 2011 8:40 am

Sou iniciante em Linux, mas parece que você precisará instalar o SAMBA, que serve para um computador em Unix se comunicar com um computador Windos ou DOS, veja o tuto em http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Mic ... a?pagina=1, na comunidade Mint você verá o instalador automático da interface gráfica em http://community.linuxmint.com/software ... nfig-samba
cassio
Level 1
Level 1

Postby nanogennari on Wed Aug 31, 2011 11:43 am

Eu aqui em casa tenho que fazer compartilhamento também, no inicio eu apanhei muito pra configurar o compartilhamento com o samba...

Mas dai eu descobri um recurso muito útil que já vem instalado no mint (vc só precisa instalar o pacote do samba: $ sudo apt-get install samba), quando vc vai em propriedades de uma pasta no nautilus tem a aba compartilhar, mas isso normalmente não funciona pra um usuário comum, então a solução que eu encontrei (e que funciona perfeito comigo) e abrir o nautilus como root (ALT+F2 e executar "gksu nautilus") e criar os compartilhamentos como root, ai depois se vc quiser excluir um compartilhamento vc vai ter de acessar como root de novo.

E realmente bem mais fácil do que criar o smb.conf na mão, principalmente pra quem não tem experiencia com isso.
AMD Phenom II X4 995 3.2GHz
2x2GB DDR2 Corsair Dominator
500GB SATA II Samsung
1 TB Samsung STORY Station USB Drive
Linux Mint 13 (MATE + xMonad)
Windows 7 (To play MS FS2004)
nanogennari
Level 1
Level 1

Postby Carlos Rocha on Sun May 12, 2013 8:37 am

Pegando carona.
Instalei o Mint Maya. Aparentemente o o SAMBA esta instalado mas não consigo localizar.
Quando entro no gerenciadoir de arquivos até vejo a maquina com Win7 mas não tenho permissão para acesso.
Em nenhum momento vejo o nome SAMBA
Creio que teria que ver o SAMBA para passar ter o problema mencionado pelo colega do XP
Carlos Rocha
Level 1
Level 1

Return to Portuguese