Tela Preta

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
psilv4

Tela Preta

Post by psilv4 »

Boas, recentemente aderi ao Linux Mint mas tive um problema durante o primeiro boot. Após seleccionar que queria fazer boot no Linux Mint, a instalação foi iniciada mas passado 5 segundos sou redireccionado para uma tela preta da qual não consigo sair. Já cliquei em TAB e iniciei em mod safe graphic e mesmo assim não consegui nada. Este problema é vulgar? Tem resolução? É que mesmo que eu queira retirar o Linux Mint eu nem sei como fazê-lo, mas tendo em conta que preciso de um Linux no meu pc para determinadas coisas na faculdade, eu gostaria de ter este.

Obrigado a quem me tentar ajudar, cumprimentos. :D
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 2 times in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
User avatar
nunol
Level 9
Level 9
Posts: 2633
Joined: Sun Mar 06, 2011 9:25 pm
Location: Portugal

Re: Tela Preta

Post by nunol »

Experimenta carregar em Ctrl-Alt-F2 (ou F1 a F6) e vê se consegues entrar numa consola.

Para te ajudar mais é preciso saber qual a versão do Mint que estás a usar e qual o teu hardware.
psilv4

Re: Tela Preta

Post by psilv4 »

nunol wrote:Experimenta carregar em Ctrl-Alt-F2 (ou F1 a F6) e vê se consegues entrar numa consola.

Para te ajudar mais é preciso saber qual a versão do Mint que estás a usar e qual o teu hardware.
Olá.
A versão do Mint que tentei instalar é a 15.
O meu hardware:
Inter Core i3
ATI Mobility Radeon HD 5470
4GB RAM
145GB livres de 256GB de disco.

Tentei abrir a tal consola e não consegui.
User avatar
nunol
Level 9
Level 9
Posts: 2633
Joined: Sun Mar 06, 2011 9:25 pm
Location: Portugal

Re: Tela Preta

Post by nunol »

Qual é o desktop que estás a usar?

Experimenta usar a opção nomodeset no boot do kernel.

É estranho não conseguires abrir uma consola, experimenta outra vez.
psilv4

Re: Tela Preta

Post by psilv4 »

É o Cinnamon.

Tenho as seguintes opções para o boot:
Normal Mode
Safe graphicmode
ACPI workarounds
Verbose mode
Demo mode

Em baixo dizia que se podia carregar em C para abrir uma linha de comandos, eu cliquei e apareceu uma outra tela preta para inserir comandos e começava por grub>. É isso?
User avatar
nunol
Level 9
Level 9
Posts: 2633
Joined: Sun Mar 06, 2011 9:25 pm
Location: Portugal

Re: Tela Preta

Post by nunol »

É desta forma:
http://askubuntu.com/questions/207175/what-does-nomodeset-do
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1613132

O Cinnamon requere aceleração gráfica em condições para funcionar bem. Se não a tiveres é preferivel usar MATE.
Tonho

Re: Tela Preta

Post by Tonho »

Isso acontece principalmente em computadores que têm simultaneamente vídeo Intel HD e uma placa de vídeo da nVidia. Problema com driver, óbvio.

Quando a tela preta ocorre ao dar partida no CD, a solução é apertar Enter durante a tela de boot e escolher a opção Recovery mode:

imagem:
http://joichi.dip.jp/wordpress/wp-conte ... -09_19.jpg


Faça depois a instalação normal do sistema.

Quando a tela preta ou desligamento do monitor ocorrer após a instalação e durante o primeiro boot, aperte uma tecla qualquer quando aparecer a tela de boot e escolha também a opção Recovery mode.

Instale então o driver da nVidia compatível da seguinte forma:

1 - sudo apt-get update
2 - sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings
3 - sudo reboot

O Linux já vai reiniciar com tudo funcionando nos conformes e o driver nVidia ativo.
emilioeiji

Re: Tela Preta

Post by emilioeiji »

No meu caso é a claridade do monitor do note que estava zero, só almentar que aparece as paradas, no meu caso fn+F12
Locked

Return to “Português - Portuguese”