instalando o startup manager no linux mint (dica)

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
kuruka

instalando o startup manager no linux mint (dica)

Post by kuruka »

:idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
caros amigos do forum linux mint,

você também pode instalar o programinha startup manager que pode fazer isto facilmente (editar o boot e é muito útil quem tem instalado outros sistemas operacionais em dual boot e por exemplo queremos colocar um linux ou windows como sistema principal).sabemos que em algumas distros como o mandriva e opensuse existe a possibilidade de alterar o boot escolhendo qual distro ou outro s.o. como o windows em dual boot você inicia primeiro, pode mecher na cor, etc. porque existe um startup manager gráfico já instalado pelo painel de controle dessas distros, mas sabemos que se pode alterar isto com configurações manuais, mas que dá um pouco de trabalho. pergunto-lhes alguém já instalou o startup manager nas distros "debian base"? agora já é possível ter esse utilitário gráfico startup manager de forma fácil. eu digitei os códigos no terminal como superusuário, assim: "apt-get update" e
"apt-get install startupmanager" e funcionou. "voilà", você agora tem utilitário gráfico para a configuração de seu arquivo /boot/grub/menu.lst. vejam um tutorial sobre o startup manager em http://www.guiadohardware.net/dicas/sta ... nager.html
quotation:
"O SUM, sigla de StartUp Manager, é um programinha que funciona como um utilitário gráfico para a configuração de seu arquivo /boot/grub/menu.lst. Ele é um programa que tem um rápido desenvolvimento, focado principalmente para o Debian e Ubuntu, não tendo nenhum problema ou complexidade em sua utilização. Vamos aqui ensinar como executar o download, instalar e manusear o programa.
Júlio César Bessa Monqueiro
28/12/2007"
um abraço

obs: grifos meus.

:mrgreen:
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
Rob Brill

Re: instalando o startup manager no linux mint (dica)

Post by Rob Brill »

Olá, Kuruka

StartUp-manager faz parte dos repositórios do Ubuntu Linux
Intrepid e por consequência do Linux Mint 6 (mesmos repositórios.)

Só que este software não é aplicável ao grub do Linux Mint
Instalei-o pelo Synaptic e o programa não funciona.

O Grub do Mint deve ser gfxboot

Existe agora um programa chamado SuperGrub - na net

OBS: Instalei o Sidux x64 KDE LITE) 2008-4
(esta versão não tem suporte ao Português. Só a do Live DVD) 1.9gb
Tá tudo bem- fiz dist-upgrade - novo kernel - tudo pelo SCC
Porém, acredito, que que fica mais fácil para o usuário, ir
pelo que guia rápido do Sidux sugere. Aquele comando para
sair do ambiente gráfico e depois mais dois ou 3 comandos
para realizar todo o trabalho de atualização.
Se eu estiver errado, corrija-me.

Abraços
Roberto
kuruka

Re: instalando o startup manager no linux mint (dica)

Post by kuruka »

:mrgreen:
Roberto,
valeu pelas informações do startup manager e pelo supergrub. Quanto ao sidux (em cd) na versão 2008.04 (codinome pontos) ela fica totalmente em português se você seguir este post em http://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tut ... e-t131.htm
eu mesmo baixei esta versão lite em cd e passei tudo para o português, mas a versão em dvd já vem prontinha. abraços.

ps1: segue esta dica e depois me avise se deu certo.

ps2: Não deixe de ler as dicas sobre a instalação e uso do excelente script smxi para o sidux que eu escrevi e inaugurei a wiki do sidux em português em http://www.sidux-wiki.kinghost.net/wiki ... mxi_e_sgxi
com o smxi/sgxi você instala um monte de programas importantes no sidux como java, flash, placa de videos, navegadores opera, open office, fontes microsoft, skype, google earth, instala e remove um kernel novo, e um montão de outras coisas. Se você tiver algum artigo legal e/ou tutorial dá uma força lá quando tiver um tempo.

:idea:
kuruka

Re: instalando o startup manager no linux mint (dica)

Post by kuruka »

:idea:
Roberto, quanto ao que você perguntou:

Citação:
"Instalei o Sidux x64 KDE LITE) 2008-4
(esta versão não tem suporte ao Português. Só a do Live DVD) 1.9gb
Tá tudo bem- fiz dist-upgrade - novo kernel - tudo pelo SCC
Porém, acredito, que que fica mais fácil para o usuário, ir
pelo que guia rápido do Sidux sugere. Aquele comando para
sair do ambiente gráfico e depois mais dois ou 3 comandos
para realizar todo o trabalho de atualização.
Se eu estiver errado, corrija-me.

Abraços
Roberto"

Solução do seu questionamento sobre o sidux para ficar o sidux lite totalmente em português:

desculpe-me a demora, mas se você tiver experimentando ainda o sidux lite (em cd) para ficar totalmente em português basta seguir esse tutorial em http://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tut ... e-t131.htm . Baixe de novo a versão lite nos servidores de download que o sidux acabou de inaugurar no Brasil. e sobre a atualização, instalação e configuração do smxi e sgxi leia aqui em http://sidux.forumeiros.com/dicas-e-tut ... o-t100.htm
abraços.

:mrgreen:




Rob Brill wrote:Olá, Kuruka

StartUp-manager faz parte dos repositórios do Ubuntu Linux
Intrepid e por consequência do Linux Mint 6 (mesmos repositórios.)

Só que este software não é aplicável ao grub do Linux Mint
Instalei-o pelo Synaptic e o programa não funciona.

O Grub do Mint deve ser gfxboot

Existe agora um programa chamado SuperGrub - na net

OBS: Instalei o Sidux x64 KDE LITE) 2008-4
(esta versão não tem suporte ao Português. Só a do Live DVD) 1.9gb
Tá tudo bem- fiz dist-upgrade - novo kernel - tudo pelo SCC
Porém, acredito, que que fica mais fácil para o usuário, ir
pelo que guia rápido do Sidux sugere. Aquele comando para
sair do ambiente gráfico e depois mais dois ou 3 comandos
para realizar todo o trabalho de atualização.
Se eu estiver errado, corrija-me.

Abraços
Roberto
Locked

Return to “Português - Portuguese”