Impressões sobre o ubuntu 9.04 e seus reflexos no linux mint

Portuguese Forum
Post Reply
kuruka
Level 3
Level 3

Impressões sobre o ubuntu 9.04 e seus reflexos no linux mint

Post by kuruka » Thu Apr 23, 2009 10:14 pm

:?:

Caros amigos do forum linux mint,

Sei que talvez seja cedo, mas seria interessante discutirmos sobre as Impressões pessoais sobre o ubuntu 9.04 final release que baixamos e instalamos hoje. Sei que aqui não é forum do ubuntu, mas como o linux mint é baseado no ubuntu (fork). Acreditamos que em breve iremos atualizar com a base do ubuntu 9.04. Caso alguns amigos deste forum já baixaram e estão testando, sugiro então que discutimos as primeira impressões sobre ele. Leiam também sobre a análise do ubuntu 9.04 beta neste artigo em http://www.pplware.com/2009/03/28/an...untu-904-beta/

As minhas primeiras impressões foram semelhantes as analisadas no link que eu postei em seguida, pois são impressõs óbvias e não precisa ser um usuário avançado para verificar de cara assim; como o arranque e com performance excelente. com um boot bem mais rápido; o novo ecrã que está um espetáculo; o novo Xorg server 1.6; o novo sistema de notificações menos intrusivo, mudança no splash screen que está mais bonito, leve e suntuoso; acréscimos de mais temas novos, etc....
Como aspectos menos positivo foi manter o tema das últimas distribuições e o sistema de arquivo ainda ser o ext 3 e acho que o papel de parede está com a mesma cara de sempre.

Gostariamos de saber as opiniões importantes da comunidade aqui sobre o novo ubuntu 9.04

Não se trata aqui sobre o mesmo tópico de lançamento da nova versão e sim discutirmos o que mudou, o que não mudou e o que deveria ser mudado. São as primeiras impressões sobre o ubuntu 9.04 que irão refletir na atualização do linux mint.

Abraços.

:idea:
Linux Mint Brazil administrator at http://www.linuxmint.com.br

tonyl_jp
Level 1
Level 1

Re: Impressões sobre o ubuntu 9.04 e seus reflexos no linux mint

Post by tonyl_jp » Sat Apr 25, 2009 2:28 am

Bom acabei de instalar no meu note um xps1330 Core2 (2ghz), 4gb (ram), GeForce 8400, SATA 200Gb (7200RPM).

Está instalação eu fiz via pendriver ocorreu tudo bem, e para minha surpresa o ubiquity melhorou, a parte de escolher o fuso horário ficou melhor, no final ele desistala os outros idiomas deixando apenas o que foi escolhido.
Depois de instalado fui verificar e realmente ficou apenas o português, a interfaice do suporte ao idioma tbm mudou (melhor).
O sistema está realmente respondendo bem rápido, cronometrei o boot do grub até o gdm no meu notebook leva 22 segundos e do gdm até abrir o gnome uns 10 segundos.
Bom acabei de instalar o Flash e vou usar ele sem instalar outros codecs por enquanto pois quero ver como ele está se comportando a esse respeito.
Como acabei de instalar tem muuuitaaa coisa para mexer nele para deixar como eu quero.

Instalei o resto do compiz (fusion icon, bcop, unsupported plugins,settings manager) via synaptics e está funcionando bem, só o driver da nvidia que não está bom vou ter que experimentar umas opções no xorg.conf (e pensar que eles querem acabar com o conf do X.org e deixar tudo via hal, Dbus e etc).
Instalei o unrar para abrir uma legenda e desistalei o trasmission e lógico coloquei meu favorito Deluge, agora vou ver se roda o seriado.
Opa o totem me pediu para instalar o gstreamer-ugly e o ffmpeg, agora vai.
Não consegui rodar o gnome-terminal com gksu(Alt+F2), nem usando a opção "gksu -l" , bug ??? Se alguém souber...
Ah, eu estou usando EXT4.

Agora neste note eu tenho meu Mint Customizado, Arch, e o Ubuntu 9.04 e um Vista que já nem entra mais(deu pau), alias já até tirei ele do grub (preguiça de reistala-lo)

Quando for possível posto mais experiências.

Wilton Kikkawa

kuruka
Level 3
Level 3

Re: Impressões sobre o ubuntu 9.04 e seus reflexos no linux mint

Post by kuruka » Sat Apr 25, 2009 8:33 pm

:idea:

Pessoal,

Baixei o Kubuntu 9.04 com KDE 4.2.2 está show também e o amarok está fantástico. A única reclamação que eu li foi que não está totalmente em português e tem que atualizar os pacotes do pt-br no kde assim:

Código:
$ sudo nano /etc/network/interfaces
$ sudo /etc/init.d/networking restart
$ sudo ifconfig
$ sudo nano /etc/hosts
$ sudo nano /etc/resolv.conf
$ sudo nano /etc/dhcp3/dhclient.conf
$ sudo /etc/init.d/networking restart
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install kde-l10n-ptbr
$ sudo apt-get install sun-java6-jre
$ sudo apt-get install msttcorefonts