necessario...?

Portuguese Forum
Post Reply
lele
Level 1
Level 1

necessario...?

Post by lele » Thu May 21, 2009 3:02 pm

opa
tenho um eeepc, havia instalado o ubuntu 9 e o ubuntu eeepc...
mas preferi o Mint, achei mais agradavel

meu eeepc tem apenas 4g e depois da instalacao sobrou 1.3g
sou iniciante no linux e queria saber o que posso remover dessa instalacao, o que nao é necessario ter no meu eeepc
tipo bluetooth, codecs, e outros programas desnecessarios...
uso meu eeepc pra levar projetos de clientes

obrigado

Martelloci_19
Level 1
Level 1

Re: necessario...?

Post by Martelloci_19 » Fri May 22, 2009 2:37 pm

lele wrote:opa
tenho um eeepc, havia instalado o ubuntu 9 e o ubuntu eeepc...
mas preferi o Mint, achei mais agradavel

meu eeepc tem apenas 4g e depois da instalacao sobrou 1.3g
sou iniciante no linux e queria saber o que posso remover dessa instalacao, o que nao é necessario ter no meu eeepc
tipo bluetooth, codecs, e outros programas desnecessarios...
uso meu eeepc pra levar projetos de clientes

obrigado
Hello lele,

Seus projetos que serão apresentados a clientes dependem de quais aplicativos?
Espero que você saiba e acredito nisso.

Sua intenção é ter mais espaço livre no disco rígido - se estiver usando uma versão estável 5 ou 6 tenha mais cuidado. Se for a
a RC1 do Mint 7 dá para arriscar mais um pouco porque sairá a versão final estável.

Vou te sugerir uma dica: comece a limpeza pelo menu iniciar. No menu iniciar, com um clique com o botão direito
no mouse sobre os aplicativos - programas, você desinstala muita coisa.

Bluetooth - menu iniciar botão direito no mouse sobre o aplicativo - desinstalar

Quantos aos codecs, eu não me preocuparia com eles, sendo que o pacote maior é o win32codecs
o win32codecs gerenciador de pacotes - Synaptic - digite o nome win32codecs - propriedades - tem 34mg
Esse pacotes suporta formatos do Windows (wma-wmv) etc.. Se não for precisar deste formato - desinstale

Uma sequência boa seria percorrer todo menu iniciar e ir desinstalando os programas que não vai usar. Faça isso devagar e com calma
lendo a função de cada um.

multimidia (som e vídeo) parece que você não quer nada porque quer retirar os codecs. Sugiro que não toque na parte de som - entrada e
saída - controles de volume - mixer de som - pulse audio e mais gravador de som.
Deixe o aplicativo Reprodutor de filmes - vocẽ pode tocar mp3 e exibir algum vídeo.
E se amanhã você quiser passar para um cliente um vídeo de demonstração seu ou de de terceiros ou amigos como amostra para
o seu trabalho. Se tirar o win32codecs perderá suporte a formatos do Windows. Quem sabe em algum lugar da net você não tenha
teus vídeos para trazer para HD quando necessário.

Internet - importante deixar o navegador Firefox e o Thunderbird - correio -

E assim por diante nas outras categorias vai removendo com o botão direito do mouse sobre os aplicativos.

Após algumas desinstalações, reinicie sempre o computador e continue o serviço.

Em Adminstração e preferências tome muito cuidado. Se não tem impressora, desinstale no menu iniciar - impressão e se querer
deixar, vá ao menu iniciar serviços (desbloquear) e desmarque para não iniciar com o sistema. Assim como o samba (aquele que compartilha)
arquivos linux com windows. É possível também desabilitar outros que você não usa.

Não desinstale o samba porque afetará outros pacotes - mint-meta-gnome e mint-meta-main

Java, se for desinstalar pelo synaptic, apenas a máquina virtual - o plugin java deixe que é necessário.
(java é para rodar programas que foram feitos e programados nesta linguagem.

Então, no geral, o melhor caminho mesmo é uma limpeza do menu iniciar (programas e outros) com botão
direito do mouse. Você pode como eu disse acima, ir retirando programas na medida que vai precisando espaço em disco.

Na verdade, poderia te dizer mais coisas, mas o que foi dito acima já dá para enxugar bem o sistema. Porém, CUIDADO!

Martelloci

lele
Level 1
Level 1

Post by lele » Fri May 22, 2009 6:58 pm

Martelloci
muito obrigado pela explicação...
estou com o Gloria

assim, eu queria uma instalação limpa, sem exagero nem nada
eu vi um monte de codecs e um monte de coisa que nao preciso

audio, codecs, e players(video e audio) - por mim eu removia tudo e reinstalava o basico apenas
samba - nao posso retirar pq usarei pra trasferencia de arquivos
e por ai vai

nao é nem a questao do espaco em si, pois posso usar meu pen de 4g se precisar, é pelo fato de ser novato e nao saber o que esta na maquina... o XP eu sei usar e removo tudo, o Mint eu queria em termos de performance

to entando instalar o debian pelo pen, mas nao consigo, falaram que ele se comporta mais 'agil' no eeepc

desde ja obrigado
abraços

Rob Brill
Level 4
Level 4

Post by Rob Brill » Sat May 23, 2009 1:07 am

Olá amigo,

Dê uma passada por esta dica do Morimoto - Debian no Eee Pc e pen drive butável.

http://www.gdhpress.com.br/blog/lenny-netbooks/

Robeto :wink:

lele
Level 1
Level 1

Post by lele » Sat May 23, 2009 2:35 am

valeu Rob Brill, mas ja consegui
24 hs tentando hehehe

insalei o debian e mostrou livre no hd apenas 400 megas
enquanto o Mint mostrava 1.8G livres
é normal?

e sobre os arquivos instalados...
quais mais posso remover do Mint?

[]s

lele
Level 1
Level 1

Post by lele » Sat May 23, 2009 3:22 am

Martelloci_19 wrote: Seus projetos que serão apresentados a clientes dependem de quais aplicativos?
Espero que você saiba e acredito nisso.
esqueci de responder... :shock:
preciso basicamente de:
. Word e PowerPoint
. FTP
. Editor de site (ASP) estilo dreamweaver
. Editor de fotos estilo fireworks
. Edior de vídeos esilo o Windows Movie Maker
. Mysql

esses sao programas que preciso pra usar quando esiver com o cliente, pra mim o resto é o resto

se houvesse uma distro zerada seria bom pq eu colocaria o necessario, acho que remover tudo e deixar o que preciso pode dar zebra...

mas se puderem ajudar a garimpar o Mint, por mim esta beleza
:D gostei do Mint

Post Reply

Return to “Português (Portuguese)”