Criar atalhos para a área de trabalho

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
Antrus

Criar atalhos para a área de trabalho

Post by Antrus »

Olá

Migrei para o mundo do penguin há pouco tempo e esbarrei nessa dúvida de como criar atalhos para a área de trabalho.

Em alguns fóruns vi que o pessoal recomenda utilizar a opção "make link", mas parece que na versão em PT-BR do sistema isso não existe, pois clico com botão direito nas pastas ou arquivos e simplesmente não existe essa opção.

No explorador de arquivos padrão que vem nele, com o mouse dá pra ver pelos atalhos que CTRL+M cria um link, mas daí tenho que ficar dando CTRL+M em tudo o que quero e arrastar pro desktop, daí queria ver com vocês se existe uma maneira mais prática pelo próprio sistema ou se vou precisar instalar um outro explorador de arquivos (se é que algum faça isso).

No caso a opção que eu busco seria a de enviar um atalho direto pra área de trabalho ao invés de criar um link na mesma pasta e arrastá-lo até lá manualmente.

Muito obrigado desde já!
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
User avatar
jungle_boy
Level 7
Level 7
Posts: 1812
Joined: Thu Aug 19, 2010 2:51 pm
Location: Amazon Rainforest

Re: Criar atalhos para a área de trabalho

Post by jungle_boy »

Bom, eu estou usando linux mint 20, cinnamon, clico com o botão direito sobre a área de trabalho e sim tenho a opção:

+ criar novo lançador aqui...
Samsung Odyssey, Octa-core, i5 9300H, Geforce GTX 1650, 16GB RAM, SSD SAMSUNG NVMe 500GB
LM 21 Cinnamon
User avatar
ricardogroetaers
Level 6
Level 6
Posts: 1374
Joined: Sat Oct 27, 2018 3:06 am
Location: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Criar atalhos para a área de trabalho

Post by ricardogroetaers »

Antrus wrote: Wed Sep 09, 2020 9:40 am .... dúvida de como criar atalhos para a área de trabalho.
No caso a opção que eu busco seria a de enviar um atalho direto pra área de trabalho ao invés de criar um link na mesma pasta e arrastá-lo até lá manualmente.
Ambiente de trabalho (Cinnamon, Mate, Xfce) não foi especificado.
Criar atalhos "na Área de Trabalho" (local onde será criado o atalho) ou "para a Área de Trabalho" (alvo do atalho)?

Supondo a primeira opção "na Área de Trabalho" (local onde será criado o atalho), crie:
- um "Lançador" se o alvo for um programa (arquivo executável)
- uma "Ligação para url" se o alvo for uma pasta (diretório).
Válido no ambiente Xfce, não sei se funciona em Cinnamon ou Mate.

Figura esclarecedora para "Ligação para url".
A URL: é o caminho completo, incluso o "ponto de montagem" até a pasta alvo (no exemplo a pasta Windows do Windows XP).

Image
Locked

Return to “Português - Portuguese”