Drivers não funcionanm após update do sistema

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
particlefeever
Level 1
Level 1
Posts: 29
Joined: Sat Dec 19, 2020 10:43 pm

Drivers não funcionanm após update do sistema

Post by particlefeever »

Olá! Instalei o Mint 20 que estava funcionando perfeitamente... até eu autorizar o update do sistema, ele me pedia com frequência. Agora ele roda com uma tela quadrada, sem aceleração de hardware e sem wifi, é o que eu percebi até agora. Não cheguei nem a configurar um backup, estava fazendo isso e resolvi fazer o update antes - grande erro!

Eu abro o gerenciador de drivers e ele só diz que não há nada para atualizar. Sou novo no Linux Mint, não sei como fazer para atualizar esses drivers, e talvez seja o caso de reinstalar tudo de novo, mas normalmente eu prefiro o sistema mais atualizado, se for possível...

Que fazer?
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
sleeper12
Level 21
Level 21
Posts: 14545
Joined: Thu May 25, 2017 3:22 pm

Re: Drivers não funcionanm após update do sistema

Post by sleeper12 »

Qual kernel você tem? Verific:

Code: Select all

 uname -r 
particlefeever
Level 1
Level 1
Posts: 29
Joined: Sat Dec 19, 2020 10:43 pm

Re: Drivers não funcionanm após update do sistema

Post by particlefeever »

Agora estou rodando em 5.4.0-26. Com esse funciona bem, se eu deixar o mais recente 5.4.0-58 aí dá pau! Vou reportar esse bug e definir um upgrade sem atualização de Kernel. Mas antes, vou colocar um HD externo e configurar o timeshift...
sleeper12
Level 21
Level 21
Posts: 14545
Joined: Thu May 25, 2017 3:22 pm

Re: Drivers não funcionanm após update do sistema

Post by sleeper12 »

É uma pena que você tenha que usar um kernel antigo. Quantos anos tem a sua máquina?
particlefeever
Level 1
Level 1
Posts: 29
Joined: Sat Dec 19, 2020 10:43 pm

Re: Drivers não funcionanm após update do sistema

Post by particlefeever »

Bueno, então o desvio é assim. Primeiro inicia-se com "shift" pressionado e entra-se no menu avançado. Se Deus é pai, vai aparecer o kernel anterior, só selecionar ele que rodando com o kernel anterior o problema deverá desaparecer.
Para evitar de ter que iniciar toda a vez dessa forma, basta desinstalar o kernel problemático no Gerenciador de Pacotes Synaptic procurando ele pelo número da versão.
Enquanto não for descoberto a solução para esse problema, melhor cuidar nas atualizações para que o kernel não seja atualizado.
Esse bug foi reportado, embora eu não tenha todas as informações necessárias, não consegui pegar o log, mas pelo menos registrei: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... ug/1909410
Sugestões são bem vindas!
sleeper12 wrote: Sun Dec 27, 2020 2:27 pm É uma pena que você tenha que usar um kernel antigo. Quantos anos tem a sua máquina?
13 aninhos, já é adolescente... Aliás, faltou mencionar que a instalação do Mint teve de ser modificada pois o EFI dessa máquina é 32bits, ainda que a CPU seja 64bits. Até então eu só conseguia rodar Linux Debian 10 32 bits. Existe uma versão oficial do Ubuntu 16 para mac já pronta para isso, mas eu preferi esse Mint 20 Cinnamon por ser mais atualizado e, aparentemente, melhor. Eu ainda estou mexendo nele para que use toda a memória RAM, no caso, 4GB. Dá algum trabalho mas vale a pena, é um belo sistema que roda incrivelmente melhor que os antigos Mac OSX Lion e Windows 7 que tinha antes, e eu tenho tudo de mais recente disponível pois os sistemas 32bits estão sendo abandonados pelas desenvolvedoras.
sleeper12
Level 21
Level 21
Posts: 14545
Joined: Thu May 25, 2017 3:22 pm

Re: Drivers não funcionanm após update do sistema

Post by sleeper12 »

Você pode considerar tentar o Mint 19.2 com o kernel 4.15 LTS. Esse kernel é melhor em hardware mais antigo & 19.2 é suportado até 2023. Você pode tentar em uma sessão ao vivo apenas para ver se funciona melhor para você.
particlefeever
Level 1
Level 1
Posts: 29
Joined: Sat Dec 19, 2020 10:43 pm

Re: Drivers não funcionanm após update do sistema

Post by particlefeever »

Pois então, depois de refletir sobre o caso, cheguei a conclusão que o preço a pagar pelo Mint 20 nesse mac véio é pequeno, apenas desmarcar o update do núcleo e fazer as demais. Até agora tudo roda bem, talvez eu seja "obrigado" a fazer o update do kernel no futuro, daí eu penso no caso de novo.

Na minha avaliação pessoal, vale muito instalar esse sistema em mac véios e outras velharias, ele põe as máquinas para funcionar e o preço a pagar é pequeno, melhor que lidar com sistema abandonados que não rodam direito mais e não tem mais nada atualizado para eles.
Locked

Return to “Português - Portuguese”