[SOLVED] Icones do Painel Applet XApp Status

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
User avatar
NiltonGM
Level 1
Level 1
Posts: 30
Joined: Tue Dec 29, 2020 10:53 am

[SOLVED] Icones do Painel Applet XApp Status

Post by NiltonGM »

Olá pessoal, eu removi o painel principal por acidente, depois restaurei, mas os ícones do painel (lado direito perto do relógio) ficaram com tamanho grandes enquanto os ícones das tarefas abertas mantiveram seu tamanho normal. Como resolvo isso? Já mexi em todas as opções do Painel e nada. Também já alterei o Thema para ver se corrigia isso, mas nada.
Grato
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 2 times in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
invernosantigos
Level 1
Level 1
Posts: 10
Joined: Mon Jan 25, 2021 5:09 am

Re: Icones do Painel Applet XApp Status

Post by invernosantigos »

Aconteceu o mesmo comigo, num Mint 20 Ullyana... por acidente, criei um novo painel, mas não havia opção de voltar ou cancelar, e tive que aceitar, achando que bastava apagar o painel depois. Foi o que eu fiz, mas sumiram os dois painéis, o que uso e o "extra". Foi muito azar, porque isso aqui tem configuração de segurança em tudo, MENOS nisso. E estou à dias buscando uma solução. Até aqui, o problema pode ter sido só de desconfiguração do painel, e achei um guia de configuração bem aqui : https://cloudo3.com/pt/linux/linux-mint ... r/33300602 Como o Mint tem um problema antigo de desconfiguração de idioma, que nunca ninguém resolve ( depois de umas atualizações e instalações de aplicativos, a interface de idioma buga e fica tudo em inglês ) a gente fica sem conseguir ler as interfaces de configuração e precisa de um tutorial. Espero que este basta, porque a GUI de configuração do Painel ( Menu > Configurações de Sistema > Painel ) é traiçoeira, e logo ao abrir, qualquer mexida no scroll do mouse faz a escala de tamanho mexer sozinha, sem ser solicitada, e ficar com um tamanho aberrante. E não sei porque tem esse bug de vincular automaticamente o scroll à escala de tamanho, sem ser solicitado. Não sei se isso vai bastar para o seu caso, e o de outros cidadãos lesados pela sorte, mas se eu souber de algo mais eu posto.
invernosantigos
Level 1
Level 1
Posts: 10
Joined: Mon Jan 25, 2021 5:09 am

Re: Icones do Painel Applet XApp Status

Post by invernosantigos »

Bom, vim para cumprir a promessa, porque como sempre tenho dito, a comunidade precisa ser unida e se ajudar mutuamente. Cruzar os braços porque não sabe a resposta não é nem bom nem útil. Faremos melhor procurando respostas uns para os outros, mesmo que por meses e anos, e depois postando para os que também trilham o mesmo caminho de pedras. E, de minha parte, não gosto de perder. Para um Bug, Não...

A solução para esse bug CHATO, que já tem bem uns 10 anos e se mantêm invicto desde o Mint Rafaella ( e logo, logo, vai completar 18 anos e se tornar maior de idade ) foi difícil de encontrar. Porque, reinstalar o painel não funciona, e Acredite !! Fazer upgrade ou mesmo reinstalar o sistema também não funciona. Só uma reinstalação limpa funciona, e é o que a maioria acaba fazendo quando a paciência esgota, mais cedo para uns do que para os outros, mas parece que o bug sempre vence... Um probleminha purgante esse... Buscando solução tentei apelar até para os próprios desenvolvedores no Github, que não responderam e ainda foram rudes. Isso é péssimo, porque o direito do desenvolvedor é ser o primeiro à saber, ser informado e aconselhar; ele pode resolver aplicar uma correção de desenvolvedor, ou vetar uma solução que alguém apresente, por ver risco de danificar as variáveis de ambiente. Então é péssimo quando se apenas viram as costas para a coisa, ainda mais sendo a equipe do Cinnamon, que nunca entregou trabalho ruim. A equipe do Ubunto já fez coisa péssima e a do Gnome já fez caca, mas a do Cinnamon/Mint, nunquinha, são invictos. O Cinnamon é redondinho.

E, FATO, não existe bug inocente ou sem importância, porque um bug não é algum erro, são muitos erros, já que os Linux modernos são incrivelmente resilientes à erros. Um erro só causas coisas geralmente despercebíveis...

Voltando ao assunto, as configurações do painel do Cinnamon são meio que uma bagunça, misturando vários tipos diferentes de ícones de forma pouco inteligível. As configurações do painel tem : Icone simbólico ( o que é isso ? ), "ícones coloridos" ( sic, é o que tá escrito nas configurações do painel ), e indicadores de painel, que são aqueles antiguinhos em branco-e-preto, como o indicador de volume de som, e o de conexão de rede, notificações e tal. Esses últimos são são os que ficam desconfigurados numa reinstalação de painel, com tamanhos aberrantes e até tortos ( ovalados ) por não caberem na altura do painel de tão grande que ficam.

A parte bizarra, é que se reinstalar não adianta, e só reinstalação limpa salva, então o problema devem ser arquivos de configuração na pasta HOME, pois são mantidos numa reinstalação só de sistema. Mas é fácil constatar que esses supostos arquivos de configuração do painel não existem na pasta Home. A única opção lógica fica sendo arquivos de configuração ocultos. "Configuração Oculta", é meio que uma lenda urbana no mundo dos Sistemas Operacionais, é aquele arquivo de configuração que o desenvolvedor esconde e não consta no manual. Ou pode ser algo ainda pior : Problemas de configuração cruzada, onde um arquivo de configuração de algo que não tem nada à haver com o problema, interfere no outro. Mas como eu disse, nunca vi nenhum arquivo de configuração oculto, e olhe que já peguei esse mesmo problema 4 vezes nesses 10 anos. Mas pensando bem, existem sim algo assim, essas tais de configurações ocultas : As variáveis de Ambiente, lugar onde usuário não deve mexer ! O que pode sugerir que o problema é pior que parece, pois sugere que a desinstalação do painel poderia estar danificando o Ambiente de alguma maneira. Na minha busca de uma solução para enterrar esse bug, peguei uma instalação que tenho na máquina virtual, tirei um printenv e um set do ambiente, guardei e desinstalei o painel e logo em seguida reinstalei, tirei um novo printenv e um novo set e comparei. Encontrei o que eu temia, o ambiente ( global ) tinha ficado diferente, mas pareceu-me que a diferença era banal -- só achei diferenças nas variáveis GNOME_TERMINAL_SCREEN e GNOME_TERMINAL_SERVICE, o que provavelmente não quer dizer nada -- então restaurar os valores de ambiente não é uma solução, se for, é para desenvolvedor, não para usuário. Resumindo : Não mexam e não façam "experimentos". Isso quebra o sistema inteiro ! Portanto a causa da desconfiguração dos ícones permanece desconhecida, mas encontrei uma solução : É possível corrigir resetando as configurações do Cinnamon com o comando :

gsettings reset-recursively org.cinnamon e é o único que resolve

Simples, limpo e eficiente. Seu painel vai voltar às configurações "de fábrica", depois vc vai ter que reconfigurar seu painel manualmente para ficar como estava antes, o que é canja pequena. Há em fóruns, outros comandos para resetar o Cinnamon, mas ou não resolvem ou pioram tudo : Não use "dconf reset -f /org/" ele começa à trabalhar, mas trava no meio sem concluir, e o Cinnamon não reinicia, e vc tem que desligar a máquina no botão, mas quando ela volta, não tem painel, não tem menu, não tem lançadores, e só te restará reinstalar todo o sistema, do zero ! A solução "cinnamon --replace" é outra fria, deveria funcionar, mas tal como a outra tende à travar e voce perde o ambiente. A última solução que encontrei "rm -rf ~/.cinnamon" é inútil, até porque nas versões atuais do cinnamon ( Mint 17 para diante ) esse arquivo está vazio, então, como solução, ele é inútil. Nem dá para saber pra que serve.

O comando citado primeiro "gsettings reset-recursively org.cinnamon" é o único que restaura, mas não sei porque, mas fica subentendido as "configurações ocultas" estão no gsettings. Entretanto, o gsettings não tem arquivo de configuração na pasta HOME, então o problema deve ser de configuração cruzada mesmo, algo na Home que deixa o gsettings zoado. Dito isso, está fora da minha competência descobrir, como, porque, e de que jeito, e jogo a peteca para os veteranos. Foi encontrada uma solução, e é uma solução que aponta onde devemos procurar o bug que constrói ou reconstrói o painel do Mint com configurações fora do padrão. Deve bastar por hora.
invernosantigos
Level 1
Level 1
Posts: 10
Joined: Mon Jan 25, 2021 5:09 am

Re: Icones do Painel Applet XApp Status

Post by invernosantigos »

Ora, ora, não faz nem meia hora que postei e meio que já achei uma resposta para a causa do problema, bastou abrir o Ubuntu na máquina virtual e comparar o painel. A diferença entre os ícones do painel dele e do painel do Mint entregou a causa ( mas por hora é mais um palpite meu, então não me levem tão à sério ) : O gsettings é pacote do Ubuntu, então parece que ele reinstala o painel do Mint com configurações que são nativas do Ubuntu, e bugam no Mint. Só resetando ele, o painel volta às configurações do Mint.
User avatar
jungle_boy
Level 7
Level 7
Posts: 1812
Joined: Thu Aug 19, 2010 2:51 pm
Location: Amazon Rainforest

Re: Icones do Painel Applet XApp Status

Post by jungle_boy »

Parabéns por compartilhar a solução!
Uso cinnamon, porém nunca bugou o painel, vou marcar sua resposta para usar quando precisar ou indicar a alguém
Samsung Odyssey, Octa-core, i5 9300H, Geforce GTX 1650, 16GB RAM, SSD SAMSUNG NVMe 500GB
LM 21 Cinnamon
Locked

Return to “Português - Portuguese”