Linux Mint "congelando"

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Locked
Lu Hammond

Linux Mint "congelando"

Post by Lu Hammond »

1º Só consigo instalar o Mint pelo modo de compatibilidade,pq no modo normal ele "congela"
Instalo no modo de compatibilidade,mas quando inicio o sistema aparece uma mensagem perguntando se tenho certeza que desejo prosseguir.Clico OK e me aparecem as opções de "iniciar o Ubuntu em modo de baixa definição apenas para uma sessão", reconfigurar os gráficos(q não muda nada", entre ouutras.

se eu escolho ininicar em baixa definição ou reiniciar o X,o resultado é o mesmo:O Mint "congela" passados uns 2 ou 3 minutos. E só resettando o PC para voltar.

Já instalei e reinstalei várias vezes e nada funciona.Até mesmp no Live-CD congela quando não está no compatibily mode. Não quero ter de desistir do Mint pq depois de procurar muito eu aparentemente achei finalmente a distro perfeita prá mim.
Me ajudem a solucionar esse problema.
Last edited by LockBot on Wed Dec 28, 2022 7:16 am, edited 1 time in total.
Reason: Topic automatically closed 6 months after creation. New replies are no longer allowed.
marxmint

Re: Linux Mint "congelando"

Post by marxmint »

Lu Hammond, tudo bem? Você sabe que há um site do Mint em Português? É: http://www.linuxmint.com.br/. Agora, para te ajudar, mande-nos alguns dados da sua máquina, e mais exatamente o que você tá tentando instalar.

Seja bem vindo,

marxpaulo (de BH)
heitx85

Re: Linux Mint "congelando"

Post by heitx85 »

Olha, você deu sorte Sr. Lu Hammond, pois eu estive nessa briga por muito tempo e estive muito impaciente por causa desses "congelamentos" que acontecia.

É a primeira vez que posto no Fórum, mas aí vai o conceito que bolei e a dica...

Este episódio que acontecia com as distribuições de Linux que instalava, não só Mint, tanto quanto Red Hat ou Slackware, congelava após uns 3 ou 4 minutos por estar navegando no Linux e o pior, é bem na hora que eu começava a modelar e configurar o sistema para deixar do jeito que eu queria que acontecia isso. Eu ficava com muita raiva. Acredito que com você também. Engraçado que no Windows Vista e no Windows 7 também acontecia isso de "congelar". Mas aí, fui usar minhas habilidades informatísticas.

Comecei a pesquisar no Google e fui já anotando o que poderia ser. Mesmo por já ter enviado o computador à uma assistência técnica por estar sem tempo para consertar meu pc, esse "congelando" acontecia no Windows 7 e durou 2 semanas sem congelar após voltar da assitência técnica. Não quis mais saber. Resolvi tomar frente do problema e ir me virando. Mesmo assim, por estar acontecendo no Windows 7 isso, já admiti que me livraria do Windows, consertaria o problema e instalaria o Linux para meu agrado.

Portanto pesquisei e analisei.

O congelamento poderia ser: Memoría RAM (os pentes de memória bixados), HD, Placa Mãe com problemas de capacitores, Drivers de vídeo, por estar instalando sempre os drivers mais atuais e achava que isso poderia ser uma causa e até Updates do Windows (que este motivo para o Linux não existiria) estariam travando meu PC.

Aí eu quis começar pelo HD e fiz uma Formatação de Baixo Nível (Low-lever formatation). O que isto faz? Esta baixa formatação faz com que o HD zere definitivamente suas configurações e disco. Isto deve melhorar o desempenho, mas o que é certo é que limpa de vez tudo o que já passou na vida deste HD. Apaga tudo mesmo e zera ele como se estivesse saindo de fábrica.

Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Disk_forma ... hard_disks

Usei o MAXLLF.EXE que você pode encontrar no Google, gravar em um disquete ou pen drive, fazer o boot com um disco de boot de Windows 95 ou 98 e executar este programa.

Após ter executado o MaxLLF no HD, formatei o HD novamente quando instalei o Linux Mint. Não usei o "Quick Format" (Modo de formatação Rápido. Que não é recomendado) e instalei meu Linux Mint.



O que aconteceu? Sucesso!!


Estou usando minha distro feliz da vida até agora.
Voltou a congelar algumas vezes mesmo após longos períodos de uso. Quando ele travava, eu nem mexia naquele momento nele, deixava ele quieto. Depois uns 7 a 10 minutos, ele voltava ao normal sem precisar enfiar o dedo no Reset. O congelamento aconteceu umas 2 vezes em 1 semana de uso. Mas agora já sei que é bem provável que seja HD.

Acredito que este problema se gere por causa do modo que o Linux trabalha com os arquivos. Não sei. Mas ficarei mais atento sobre informações de Formatação, HD e Particionamento para saber se meu HD vai continuar suportando essas formatações sem virar um "picolé".

Espero ter ajudado.

Abraço.
helesres

Re: Linux Mint "congelando"

Post by helesres »

Venho enfrentando esse problema desde a instalação do Trícia, do nada a máquina trava. Lutei com drive da placa de vídeo, mas não era o problema, até retirei a placa fora, e usei video onboard pra testar, mesmo assim, travava. Troquei memorias, HD (coloquei SSD), continuava travando, então: resolvi a tentar as configurações dos recursos. Retirei todas os efeitos, desmarquei todos recursos de janelas em diversos locais diferentes nas configurações, onde tiver algum recurso gráfico, desmarca. Foi aí que a coisa ficou boa. Qarece que quando o cinnamon vai fazer os efeitos trava a máquina. Estou postando essa informação aqui, porque acredito que possa ajudar outras pessoas que utilizam mint. Até tentei usar Ubuntu, mas a interface grafica não me agrada muito. Cordial abraço a todos. Heles Resende.
rogerhermes
Level 1
Level 1
Posts: 1
Joined: Mon Apr 19, 2021 11:05 am

Re: Linux Mint "congelando"

Post by rogerhermes »

Bom dia!

Estou tentando substituir o Windows no trabalho, e tenho enfrentado esses congelamentos frequentes no notebook da empresa. Por enquanto está em Dual boot, mas assim que conseguir estabilizar vou manter somente o linux mint. Trabalho no departamento de TI, e consegui configurar todas as ferramentas que eu preciso usar no dia a dia dentro do Mint... o problema são esses congelamentos sem sentido... parece algum problema do Cinnamon, ou driver de video, não sei ao certo, esta tudo sempre atualizado...

o equipamento que eu utilizo é antigo, dell latitude 5520, mas coloquei um ssd novo de 480GB e 2 memorias corsair vegeance de 8gb totalizando 16gb. Penso se nao pode estar relacionado com o upgrade, ou alguma limitação de memoria da placa mae... mas é engraçado que quando utilizava Windows eu nao enfrentava esse tipo de problema...

Se alguem tiver alguma sugestão para realizar o diagnostico e identificar as causas dos travamentos eu agradeço...
User avatar
Medina
Level 1
Level 1
Posts: 40
Joined: Wed May 26, 2021 5:14 pm

Re: Linux Mint "congelando"

Post by Medina »

Lu Hammond wrote: Mon Jun 07, 2010 2:24 am Até mesmo no Live-CD congela quando não está no compatibily mode.
Olá!

É problema de hardware. Se o PC é novo, procure o vendedor, é possível que tenha vindo com defeito de fábrica.

Verifique se não está tentando executar um Live-CD x86 (32-bit) em uma arquitetura x64.
Linux Mint 19.3
Kernel 5.4.0-104
AMD Sempron LE-1300
NVIDIA Corporation C61 [GeForce 6150SE nForce 430]
Locked

Return to “Português - Portuguese”