Migração de ChromeOS para Mint após fim de suporte

Fórum de suporte para usuários de língua portuguesa
Forum rules
Topics in this forum are automatically closed 6 months after creation.
Post Reply
Vogelyc
Level 1
Level 1

Migração de ChromeOS para Mint após fim de suporte

Post by Vogelyc »

Olá pessoal, sou usuária e entusiasta de sistemas linux, especialmente Mint. Recentemente resolvi abandonar o ChromeOS em um dispositivo meu (que já não oferece mais suporte e atualizações, nem possibilita mais rodar linux beta) . Estou escrevendo deste dispositivo (antigo Acer Chromebook 11 N7 - modelo C731) e consegui resolver quase todos os desafios impostos mas ainda continuo tendo dificuldade com três questões, uma das quais considero muito grave e frustrante:

1) Vídeos costumam ter seu áudio bagunçado/bugado após alguns minutos de execução. ESTE É O PROBLEMA MAIS URGENTE QUE PRECISO RESOLVER. A imagem continua rodando normalmente mas o sistema fica emitindo um som alto e estridente por muitos segundos (as vezes chegando quase a 3 minutos contínuos de congelamento). Pausar o vídeo ou tentar reduzir o volume não surtem efeito no som. Tais problemas simplesmente não aconteciam no ChromeOS seja em YouTube, Netflix, ou quaisquer outras plataformas de streaming. E como sou professora preciso que os vídeos rodem perfeitamente, especialmente quando estou transmitindo via HDMI; Ainda quero resolver este problema e seguir usando o aparelho que tenho plena certeza que ainda tem o que oferecer. Aliás sou professora de ciências e me sinto na obrigação de mostrar através do exemplo que não precisamos jogar no lixo os aparelhos na primeira fraquejada. O nosso planeta precisa que ajamos de maneira sustentável. Não quero ter que comprar outro aparelho ou ter que voltar atrás e reinstalar o ChromeOS. Já tentei dicas de vários fóruns e configurações mas nada resolveu.
2) O consumo de bateria do aparelho esta maior após a migração. No chromeOS conseguia usar o aparelho durante o dia inteiro e agora tenho que carregá-lo múltiplas vezes ao dia;
3) Não consegui configurar ainda a função/atalho CAPS LOCK (que era alt+pesquisar no ChromeOS) nem as teclas que ajustam o brilho da tela... Na realidade da linha superior do teclado só funciona o esc, o Vol+ e Vol- e o Power). Este problema é secundário pois consigo alternativas. Mas seria muito bom se eu conseguisse resolvê-los também.

Inicialmente tentei instalar a distribuição GalliumOS que já seria testada e aprovada para este tipo de migração porém não tive sucesso na instalação (e confesso que nem insisti muito após descobrir que este projeto foi descontinuado). Parti imediatamente para uma versão mais enxuta do linux Mint (XFCE) que já conhecia, já instalei e configurei em diversas máquinas - inclusive muitas bastante limitadas como antigos netbooks escolares). Sou professora e pretendo continuar utilizando este atual dispositivo para fins de trabalho. Porém preciso de ajuda para resolver os problemas elencados acima. Alguma dica?!

Eis abaixo alguns detalhes do aparelho [saídas do terminal]:

Code: Select all

claudia@claudia-Relm:~$ uname -r
5.15.0-101-generic
claudia@claudia-Relm:~$ lscpu
Arquitetura:                  x86_64
  Modo(s) operacional da CPU: 32-bit, 64-bit
  Address sizes:              36 bits physical, 48 bits virtual
  Ordem dos bytes:            Little Endian
CPU(s):                       2
  Lista de CPU(s) on-line:    0,1
ID de fornecedor:             GenuineIntel
  Nome do modelo:             Intel(R) Celeron(R) CPU  N3060  @ 1.60GHz
    Família da CPU:           6
    Modelo:                   76
    Thread(s) per núcleo:     1
    Núcleo(s) por soquete:    2
    Soquete(s):               1
    Step:                     4
    CPU MHz máx.:             2480,0000
    CPU MHz mín.:             480,0000
    BogoMIPS:                 3200.00
    Opções:                   fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp 
                              lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology tsc_reliable nonstop_tsc cpuid aperfmperf tsc_known_freq pni pclmulqdq dtes6
                              4 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 movbe popcnt tsc_deadline_timer aes rdrand lahf_lm 3dnowprefetch epb pti i
                              brs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid tsc_adjust smep erms dtherm ida arat md_clear
Virtualization features:      
  Virtualização:              VT-x
Caches (sum of all):          
  L1d:                        48 KiB (2 instances)
  L1i:                        64 KiB (2 instances)
  L2:                         2 MiB (2 instances)
NUMA:                         
  Nó(s) de NUMA:              1
  CPU(s) de nó0 NUMA:         0,1
Vulnerabilities:              
  Gather data sampling:       Not affected
  Itlb multihit:              Not affected
  L1tf:                       Not affected
  Mds:                        Mitigation; Clear CPU buffers; SMT disabled
  Meltdown:                   Mitigation; PTI
  Mmio stale data:            Unknown: No mitigations
  Retbleed:                   Not affected
  Spec rstack overflow:       Not affected
  Spec store bypass:          Not affected
  Spectre v1:                 Mitigation; usercopy/swapgs barriers and __user pointer sanitization
  Spectre v2:                 Mitigation; Retpolines, IBPB conditional, IBRS_FW, STIBP disabled, RSB filling, PBRSB-eIBRS Not affected
  Srbds:                      Not affected
  Tsx async abort:            Not affected
claudia@claudia-Relm:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series SoC Transaction Register (rev 35)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Integrated Graphics Controller (rev 35)
00:10.0 SD Host controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series MMC Controller (rev 35)
00:12.0 SD Host controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series SD Controller (rev 35)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series USB xHCI Controller (rev 35)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series High Definition Audio Controller (rev 35)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCI Express Port #1 (rev 35)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCI Express Port #3 (rev 35)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCU (rev 35)
02:00.0 Network controller: Intel Corporation Wireless 7265 (rev 59)
claudia@claudia-Relm:~$ inxi -F --filter
System:
  Kernel: 5.15.0-101-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.18.1
    Distro: Linux Mint 21.3 Virginia
Machine:
  Type: Laptop System: GOOGLE product: Relm v: 1.0
    serial: <superuser required>
  Mobo: GOOGLE model: Relm v: 1.0 serial: <superuser required>
    UEFI: coreboot v: MrChromebox-4.22.2 date: 01/20/2024
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 17.5 Wh (54.3%) condition: 32.2/45.0 Wh (71.7%)
    volts: 11.4 min: 11.1
CPU:
  Info: dual core model: Intel Celeron N3060 bits: 64 type: MCP cache:
    L2: 2 MiB
  Speed (MHz): avg: 495 min/max: 480/2480 cores: 1: 511 2: 480
Graphics:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx
    Integrated Graphics
    driver: i915 v: kernel
  Device-2: Quanta Chromebook HD Camera type: USB driver: uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.4 driver: X: loaded: modesetting
    unloaded: fbdev,vesa gpu: i915 resolution: 1366x768~60Hz
  OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics 400 (BSW)
    v: 4.6 Mesa 23.2.1-1ubuntu3.1~22.04.2
Audio:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series
    High Definition Audio
    driver: snd_hda_intel
  Sound Server-1: ALSA v: k5.15.0-101-generic running: yes
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.99.1 running: yes
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes
Network:
  Device-1: Intel Wireless 7265 driver: iwlwifi
  IF: wlp2s0 state: up mac: <filter>
Bluetooth:
  Device-1: Intel Bluetooth wireless interface type: USB driver: btusb
  Report: hciconfig ID: hci0 state: up address: <filter> bt-v: 2.1
Drives:
  Local Storage: total: 88.6 GiB used: 20.69 GiB (23.4%)
  ID-1: /dev/mmcblk0 vendor: SK Hynix model: HBG4a2 size: 29.12 GiB
  ID-2: /dev/mmcblk1 vendor: SanDisk model: SD64G size: 59.48 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 28 GiB used: 15.84 GiB (56.6%) fs: ext4 dev: /dev/mmcblk0p2
  ID-2: /boot/efi size: 511 MiB used: 6.1 MiB (1.2%) fs: vfat
    dev: /dev/mmcblk0p1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 1.33 GiB used: 573.7 MiB (42.2%)
    file: /swapfile
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 47.0 C mobo: N/A
  Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
  Processes: 237 Uptime: 1d 15h 7m Memory: 3.77 GiB used: 2.71 GiB (72.0%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.13
SMG
Level 25
Level 25

Re: Migração de ChromeOS para Mint após fim de suporte

Post by SMG »

Vogelyc wrote: Mon Apr 08, 2024 1:18 pm1) Vídeos costumam ter seu áudio bagunçado/bugado após alguns minutos de execução. ESTE É O PROBLEMA MAIS URGENTE QUE PRECISO RESOLVER. A imagem continua rodando normalmente mas o sistema fica emitindo um som alto e estridente por muitos segundos (as vezes chegando quase a 3 minutos contínuos de congelamento). Pausar o vídeo ou tentar reduzir o volume não surtem efeito no som. Tais problemas simplesmente não aconteciam no ChromeOS seja em YouTube, Netflix, ou quaisquer outras plataformas de streaming. E como sou professora preciso que os vídeos rodem perfeitamente, especialmente quando estou transmitindo via HDMI; Ainda quero resolver este problema e seguir usando o aparelho que tenho plena certeza que ainda tem o que oferecer. Aliás sou professora de ciências e me sinto na obrigação de mostrar através do exemplo que não precisamos jogar no lixo os aparelhos na primeira fraquejada. O nosso planeta precisa que ajamos de maneira sustentável. Não quero ter que comprar outro aparelho ou ter que voltar atrás e reinstalar o ChromeOS. Já tentei dicas de vários fóruns e configurações mas nada resolveu.
Isso soa como o problema "BEEP com computadores Intel Atom/Celeron/Pentium" descrito no Tips for Troubleshooting Sound Issues Rev. 1. Aqui está uma tradução automática dessa seção do tópico:

A transição do uso de drivers SST herdados (nas versões LM20) para o uso de drivers sof-audio-acpi-intel-byt (nas versões LM21) para vários computadores Intel CherryTrail e BayTrail pode resultar na interrupção do som com um bipe ou guincho. Computadores específicos ajudaram a incluir aqueles com CPUs Intel Atom x5-Z8350, Intel Celeron N3060 e Intel Celeron N3160.

Para obter o sistema totalmente no driver SOF, adicionar o parâmetro de kernel snd_sof.sof_debug=1 ajudou pessoas com uma variedade de hardware. Uma amostra de algumas das placas de som que podem enfrentar esse problema inclui o seguinte:

bytcht_cx2072x  
bytcht_da7213  
bytcht_es8316
bytcr_rt5640
bytcr_rt5651
cht_bsw_max98090_ti
cht_bsw_nau8824
cht_bsw_rt5645
cht_bsw_rt5672
Você pode usar as seguintes informações How to add a kernel parameter para adicionar temporária ou permanentemente o snd_sof. sof_debug=1 parâmetro do kernel. Quando você o adiciona temporariamente, ele o adiciona apenas para o ciclo de inicialização atual; portanto, se, por algum motivo, parecer causar problemas ou não funcionar, tudo o que você precisa fazer é reiniciar para limpá-lo. Se precisar de mais detalhes do que o tópico fornece, poste um tópico no fórum solicitando ajuda.

Este parâmetro do kernel define alguns parâmetros de registro extras para que haja mais mensagens para ajudar na solução de problemas de SOF. Por algum motivo, apenas ativar esse registro ajuda esses modelos específicos de computador a corrigir problemas de áudio.

Se funcionar, você pode tornar o parâmetro do kernel permanente ou adicionar a seguinte linha ao final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf.

options snd_sof sof_debug=1
e reinicie o computador para que ele tenha efeito. Observe que o parâmetro do kernel contém . e não possui a palavra options, portanto, tome cuidado ao usar o termo correto para o local correto. Faça apenas uma das duas opções; você não precisa de ambos.

How to add a kernel parameter está disponível apenas em inglês. Por favor, deixe-me saber se precisar de ajuda com a tradução ou se tiver dúvidas. Eu não falo português, mas uso vários tradutores para tentar verificar se as traduções me parecem corretas.
Image
A woman typing on a laptop with LM20.3 Cinnamon.
SMG
Level 25
Level 25

Post by SMG »

Vogelyc wrote: Mon Apr 08, 2024 1:18 pm2) O consumo de bateria do aparelho esta maior após a migração. No chromeOS conseguia usar o aparelho durante o dia inteiro e agora tenho que carregá-lo múltiplas vezes ao dia;
Nunca vi ninguém falar sobre esse assunto, então não tenho ideia do que pode ser diferente.
Vogelyc wrote: Mon Apr 08, 2024 1:18 pm3) Não consegui configurar ainda a função/atalho CAPS LOCK (que era alt+pesquisar no ChromeOS) nem as teclas que ajustam o brilho da tela... Na realidade da linha superior do teclado só funciona o esc, o Vol+ e Vol- e o Power). Este problema é secundário pois consigo alternativas. Mas seria muito bom se eu conseguisse resolvê-los também.
Nunca usei um Chromebook e não sei o que as pessoas normalmente fazem.
Image
Vogelyc
Level 1
Level 1

Post by Vogelyc »

Obrigada SMG. Eu já havia me deparado com o post sugerido e não havia conseguido testar apropriadamente. Mas depois da tua resposta tentei com maior empenho entender como adicionar a opção/parâmetro de boot no GRUB. Testei

options snd_sof sof_debug=1
na atual seção e os vídeos que rodei não travam nem tem problema algum, mesmo usando modos acelerados ou saltando para diferentes pontos.
Agora já vou adicionar permanentemente este parâmetro no arquivo

/etc/modprobe.d/alsa-base.conf
.
Estou muito feliz com o resultado!!
SMG
Level 25
Level 25

Post by SMG »

Vogelyc wrote: Tue Apr 09, 2024 1:36 pmEstou muito feliz com o resultado!!
:)
Image
Post Reply

Return to “Português - Portuguese”